Removendo SQL do su código

3 respostas
Dennys

Salve, Salve Galera!

A muuuito tempo atráz eu vi um tutorial(acho) de como retirar o sql do código acho que utilizando Hibernate ou coisa assim…

Gostaria de saber o por que remover os SELCT’s, INSERT’s UPDAT’s, DELET’s do app, quais as vantagens? são várias?

Muito obrigado!

Atn.
Dennys Fernando

3 Respostas

Jair_Rillo_Junior

o tutorial é esse http://www.guj.com.br/user.article.get.chain?page=1&article.id=115

Podemos enumerar algumas vantagens:

:arrow: Independência de Banco de Dados: Se nós mudarmos o Banco de Dados não precisamos mudar nossos códigos fontes
:arrow: Separar Códigos SQL (que não são orientados a objetos) das nossas classes
:arrow: Flexibilidade em manutenção, pois se precisarmos alterar alguma coisa no SQL, não precisamos recompilar as classes

e por ae vai.

Mas acredito se você quer todos esses pontos acima de uma forma mais simples e clara, usar uma camada de persistênca faz o mesmo papel e de uma forma mais produtiva, clara e de um jeito bem mais fácil

dsiviotti

O objetivo principal é, desculpe a redundância, tirar o SQL do código java. Assim se o SQL mudar ou precisar de correção você não precisa recompilar a aplicação.

T

Apesar de nao ser a finalidade primordial, acredito que os ResourceBundle’s sejam a melhor alternativa a sua necessidade. Voce entao codifica todos os seus SQL’s num arquivo .properties e aponta esse arquivo de dentro do seu codigo.
De uma pesquisada nos ResourceBundle para ter mais informacoes.

Criado 13 de abril de 2004
Ultima resposta 13 de abr. de 2004
Respostas 3
Participantes 4