Remover classes não utilizadas

3 respostas
M

existe alguma ferramente que me possibilite remover atributos, métodos, classes, qualquer coisa que não esteja sendo utilizada, dentre as classes que compõem um programa qualquer?

ex:
eu fiz um sistema e acabei criando 5 classes, são elas: A, B, C, D e E
a classe A é a classe principal do meu programa… ela utiliza métodos da classe B e D, e a classe D utiliza métodos da classe C.
Podemos ver que somente as classes A, B, C e D são necessárias para a execução desse sistema, e a classe E não foi utilizada em momento algum, logo, ela pode ser removida sem problemas.
Em sistemas MUITO simples, isso é tranquilo pra fazer na mão, mas à medida que o numero de classes e o tamanho dessas classes aumenta, a coisa muda de figura :wink:

3 Respostas

D

Sinceramente eu desconheço alguma ferramenta desta espécie, mas na minha opinião para este problema é fazer uma modelagem bem pensada. Se a modelagem estiver correta evita-se de ocorrer isto.

M

não exatamente…
por exemplo, eu posso ter uma biblioteca pessoal de classes para uso em diversas aplicações… nao dá pra criar essa bibliteca de forma que ela seja 100% aproveitada em todas as aplicações… daí eu poderia rodar essa ferramenta, remover o código inutil e distribuir apenas o necessario para cada aplicação

A

Meu, estava lendo a JavaMagazine deste mês, na seção Cafeína está falando sobre dois programas q procuram furos em seu programa, ou seja, trechos de código “morto”, áreas com grande potencial de bugs, boas práticas, etc…

Acho q talvez tbm identifique classes naum utilizadas…

Se quiser dar uma olhada:
Findbugs
Pmd

[]'s

Criado 3 de novembro de 2004
Ultima resposta 4 de nov. de 2004
Respostas 3
Participantes 3