Remover "Validação" fechamento de TAGs XML Eclipse

Olá galera,

1. No meu projeto,tenho alguns XMLs com até 10 mil linhas.
    Infelizmente, toda vez que abro alguns destes XMLs , o eclipse toma 100% do processador , isso faz com que eu perca muito tempo durante o desenvolvimento esperando carregar o arquivo.Eu acredito que seja algo do eclipse que faça os cálculos de fechamento de TAGs ou algo parecido, tem como eu ignorar isto através de alguma opção ? Procurei e não encontrei nada, alguém conhece ?
    Obs: Não posso mecher na atual arquitetura, é um projeto extremamente grande e já homologado pelo cliente.Não tenho permissões para efetuar qualquer alteração, como por exemplo dividir um pouco os XMLs e etc.
    Alguma recomendação ? Dicas ?

2. Outra coisa, o Build Workspace também está lento pra caramba, isto não tem como contornar mesmo né ? rsrs, sei la, algo temporário que eu possa apagar pra ver se acelera um pouco,rsrs.

Obrigado Pessoal

Observação: É um Projeto Java WEB, com JSF, Tiles e etc.

Abraços

Configuração da Maquina
Processador : Core 2 DUO 2.80 GHz
2GB de RAM
Windows XP

Só uma dúvida: Qual a configuração da sua máquina?

Sobre o Eclipse lento, vira e mexe o meu dá pau, mas fica bom sozinho também.

Olá cara,

Minha config aqui no Serviço é
Processador : Core 2 DUO 2.80 GHz
2GB de RAM

Rodo no Windows XP

Nunca tive esse problema, até porque nunca rodei uma aplicação tão grande, mas você já tentou rodar isso em outro eclipse?

Lembrei de uma coisa agora, uma vez eu atolei o meu Eclipse de plugins e isso deu uma lerdeza nele.

Entendi,
O Eclipse na verdade foi personalizado pelo cliente com algumas “particularidades”, e dentre elas temos vários plugins que eles criaram para a arquitetura.
Talvez possa ser isso mesmo o problema de um build demorado, acho que não vai ter jeito,rsrs.
O lance do XML demorado ainda to batendo a cabeça, se por exemplo eu esquecer de fechar uma TAG, ele acusa um erro no arquivo.Ou seja, este arquivo esta sendo validado o abrir e fechar das TAGs, estou tentando desativar isso.

Valeu pela ajuda cara

Abraços