Remuneração programador java pj

Ola galera,
Gostaria de saber quanto qual é a média de remuneração de um programador java com o regime pj, de acordo com o que vcs vivenciam ou veem por ai, de acordo com cada nivel de conhecimento como jr, pleno e sr.

Grato.

oi

em são paulo eu tenho visto algo parecido com isso

20 - 25 - Jr
30 - 35 - Pl
45 - infinito - Senior

:slight_smile:

PS: tinha parado de contratar gente PJ, mas agora parece que as vagas estão voltando…

Estão parando de contratar pessoas para Java

Todos falando de Ruby e .NET dominando

Antes estava como o André Fonseca falou mas hj com a crise e java perdendo mercado para .NET deu uma caida na oferta e procura.

Já vi

JR 15,00
PL 25,00

A comunidade Java sempre brigando entre si e a concorrente se destacando.

JSF é melhor que Struts, Spring MVC é melhor que WW, WW é melhor que JSF… bla… bla… bla

não é o que eu tenho visto na APINFO…

Eu vi na apinfo e catho, nao de apenas um dia mas isso a alguns meses

acabei de receber um email com oferta de vagas, são:

2 para SAP, 2 para mainframe, uma para Perl, uma para TIBICO, uma para .NET, duas Oracle, uma para GP e 5 para Java :slight_smile:

Hoje os valores são bem variados. Vai tanto da tua negociação e a necessidade da empresa. Se houver muita demanda e poucos profissionais qualificados, suas chances de espetar é mais forte.

O que vejo em POA é a média entre 20-30 para Java PL, e 30-40 para vagas SR, sendo 40+ para arquitetos. No eixo SP/RJ você vê valores bem maiores.

O valor pode variar conforme a duração do projeto. Projetos de menor duração tendem a ter um adicional. Há também projetos que envolvem mudança de cidade onde você pode pedir um adicional, ou como no meu caso, ajuda de custos.

Pode haver também diferenciais conforme cursos e/ou experiências que você tem. Quanto mais seu tempo de Java maior será seu salário. Quanto a certificações não senti diferença no valor, somente alguns casos você pode ganhar preferencia caso seu concorrente não tiver.

Uma coisa interessante é você estar sempre “na boca do mercado”, ou seja, mesmo que você esteja empregado procure enviar seu curriculo de tempos em tempos. Assim você pode ou trabalhar como uma espécie de “advogado de porta de cadeia”, ou seja, pegando projetos mais curtos e com valor maior; ou então pode ficar esperando uma melhor vaga. Às vezes as empresas aprovam os projetos para ontem, então o RH tem menos de uma semana para contratar, então normalmente pegam terceiros com um alto valor.

As empresas que contratam PJ oferencem apenas o teu valor/hora. Porém algumas oferecem algum vale, médico e até férias. Então isso pode fazer seu salário baixar um pouco. Já ví colegas fecharem um contrato por valor um pouco mais baixo em troca de algum beneficio extra ou até mesmo para trabalhar em ambientes mais calmos.

Eu não sei onde isso esta acontecendo ?!?!?!? Java continua com 35% da fatia de linguagem de programação. Normalmente as contratações ocorrem em Julho e Janeiro que são as épocas de inicio de projeto entre esses meses existe um baixa na procura (eu acredito).

“Ver” eu tb já vi. Agora a realidade é outra. O que André Fonseca disse esta muito mais próximo da realidade.

so sei que .NET é zuado! não gosto, pois peguei trauma na faculdade. rsrsrssrs

Engraçado… em tempos de crise é a ferramenta PAGA que faz sucesso e a FREE que decai ??? Poxa…

hauhauahu, sei que a matemática não é bem assim, mas chega a ser bem contraditório…

[quote=André Fonseca]acabei de receber um email com oferta de vagas, são:

2 para SAP, 2 para mainframe, uma para Perl, uma para TIBICO, uma para .NET, duas Oracle, uma para GP e 5 para Java :slight_smile: [/quote]

Então me encaminha esse email. Porque realmente o mercado ta ruim para Java, .Net cresceu muito principalmente com esses novos frameworks que vem lançando a Microsoft

[quote=adriano_si]Engraçado… em tempos de crise é a ferramenta PAGA que faz sucesso e a FREE que decai ??? Poxa…

hauhauahu, sei que a matemática não é bem assim, mas chega a ser bem contraditório…[/quote]

O problema é o seguinte, as empresas parceiras (microsoft, oracle, ibm) ofereceram a ferramenta paga com garantia, suporte 24 horas, trazem cases de sucesso, atestado de capacidade e fazem apresentações e provas de conceito, essa estrutura no processo de venda de uma ferramenta paga da uma vantagem grande sobre a adoção de software livre.

Por isso que disse que sei que a matemática não é tão simples… mas que fica no mínimo engraçado (pra não dizer trágico), isso fica…

Pelo menos a desculpa não é mais o preço dos profissionais, pois um profissional .NET está tão valorizado no mercado quanto um Java…

Falows :wink:

Realmente tenho visto um aumento significativo nas vagas para .Net. Estou até pensando em aprender a fundo! (O “básico” já conheço).

[quote=adriano_si]Engraçado… em tempos de crise é a ferramenta PAGA que faz sucesso e a FREE que decai ??? Poxa…

hauhauahu, sei que a matemática não é bem assim, mas chega a ser bem contraditório…[/quote]

Compreendo o que quer dizer, mas nem sempre o que é mais barato é a melhor solução.

Cedo ou tarde as empresas caem na real e resolvem mudar seus sistemas .net feitos nas coxas para java ou outra linguagem.

E um profissional .net ganha menos que um java, pelo menos aqui no RJ.

Claro que não é ruim saber as duas coisas, pois vc pode pegar os projetos de migração.

[quote=aleck]Cedo ou tarde as empresas caem na real e resolvem mudar seus sistemas .net feitos nas coxas para java ou outra linguagem.

E um profissional .net ganha menos que um java, pelo menos aqui no RJ.

Claro que não é ruim saber as duas coisas, pois vc pode pegar os projetos de migração.[/quote]

Só porque é em .NET quer dizer que é feito nas coxas?

Acho que existem maus programadores trabalhando com várias linguagens de programação diferentes, não só com .NET(e com certeza nem todos os melhores estão no Java).

Mas o que vejo em nosso mercado são consultorias empurrando sistemas feitos por programadores ‘visual basic 6’ que apenas utilizam a nova IDE com conceitos antigos.

Alias, não tenho nada contra o .net, se bem utilizado pode alavancar um projeto, e em muitos casos sai mais em conta do que java.

Alias, tem muito pseudo-programador por ae que entrou na onda do Java, fica cuspindo conceitos da prova de certificação da SUN e na hora ‘H’ parece que está utilizando pascal, e não são poucos…

[quote=adriano_si]Por isso que disse que sei que a matemática não é tão simples… mas que fica no mínimo engraçado (pra não dizer trágico), isso fica…

Pelo menos a desculpa não é mais o preço dos profissionais, pois um profissional .NET está tão valorizado no mercado quanto um Java…

Falows ;)[/quote]

Tranquilo, só pra constar hoje fomos ao cliente fazer uma POC de ferramentas proprietárias, para eliminar o legado de open source, não posso revelar o cliente e os produtos, mas pra comunidade de software livre isso parece chocante, sem contar que não é o primeiro caso desse que eu vi, não sei se é tendência, mas acontece com uma certa frequência.

Agora, sobre a remuneração Java, eu já desencanei dessas idéias, programar em Java é um bom diferencial, mas essa função genérica de programador Java principalmente em Web não gera muito retorno, Java é uma plataforma enorme e o salario vai depender mesmo da area de atuação do programador como por exemplo Portal, Mobile, Integração e por ai vai. Até pra ser sincero hoje não se tem muito retorno em alocar profissionais Java para web, o valor hora pago pra consultoria realmente é uma mixaria, em muitos casos não se alcança nem o R$ 60 hora pra profissional SR, tirando o imposto e a margem de lucro dá pra imaginar o resultado.

[quote=aleck][quote=Gabriel]
Acho que existem maus programadores trabalhando com várias linguagens de programação diferentes, não só com
.NET(e com certeza nem todos os melhores estão no Java).
[/quote]

Mas o que vejo em nosso mercado são consultorias empurrando sistemas feitos por programadores ‘visual basic 6’ que apenas utilizam a nova IDE com conceitos antigos.

Alias, não tenho nada contra o .net, se bem utilizado pode alavancar um projeto, e em muitos casos sai mais em conta do que java.

Alias, tem muito pseudo-programador por ae que entrou na onda do Java, fica cuspindo conceitos da prova de certificação da SUN e na hora ‘H’ parece que está utilizando pascal, e não são poucos…

Resumindo. .Net não é melhor que Java. Quem programa as coisas na coxa é o desenvolvedor.

[/quote]