Renderizando uma tabela JSF (dataTable & CSS)

Opa galera, estou utilizando um JSF dataTable e gostaria de saber uma coisa.

Quando eu defino os CSS para as colunas através do atributo columnClasses, as colunas das linhas (Linhas de dados e não header) são renderizads corretamente. Porém as celulas de HEADER para cada coluna não, se por exemplo eu defino que X coluna deve ter o text-align=left, todos os dados são alinhados a esquerda, mas seu header continua alinhado no centro.

Aplicando o atributo headerClass da dataTable eu consigo então definir os CSSs corretamente para meus header. Porém isto só funciona exatamente como eu quero se todas as colunas tiverem o mesmo padrão de CSS, pois o mesmo CSS é aplicado a todas as rows/cells do header. Portanto com isso eu não conseguiria alinhas o header corretamente para cada coluna.

Eu estou usando JSF 1.1, dei uma lida e achei outras pessoas com o mesmo problema q eu, mais sem nenhuma solução.

Afinal, o que eu quero fazer é possível ? Eu também acharia legal poder definir CSSs diferentes para cada linha do header… mais isto eu sei que não da.

O que estou fazendo é definindo uma biblioteca javascript para renderizar a tabela do jeito que eu quero. Eu ja tenho alguma coisa pronta mais como o JSF cria a tabela com tHead e tFooter eu estou precisando dar uma mudada nas funções. Esta biblioteca teria funções como por exemplo.

• AlignHeaders : Através do tipo de cada coluna, alinhar os header corretamente.
  • renderRowFunctions: Aplica funções para os eventos onmouseover, onmouseout e onclick para cada row do tBody.
  • addRow: adiciona uma nova linha na tabela mantendo o ordenamento.
  • deleteRow: …

e assim por diante… eu ja preciso de algumas dessas funções pois uso muito ajax e é sempre necessário adicionar ou excluir linhas da tabela dinamicamente…

Isto que eu estou fazendo eu conseguiria fazer também definindo um novo Renderer do JSF ? Nunca usei isto mais vo da uma olhada…

Obrigado
Rodrigo Kerkhoff