Olá Pessoal,
Minha dúvida é a seguinte… tenho um arquivo extensão java que não abre, pois está na codificação UTF-8, ao abrir aparece este erro:
Unable to decode file using charset windows -1252. You need to open the file with a different charset or in binary mode.
Então, eu abro o arquivo pra editar e salvo como ANSI e funciona perfeitamente, quando você tem mais de um arquivo dá um pouquinho de trabalho fazer um por um. Usando o prompt do windows qual linha de comando uso para que todos meus arquivos que tem a codificação UTF-8 seja convertido ou salvo para ANSI ?
isso acontece aonde? na IDE?
pode ser mais facil vc configurar o seu programa para auto-detectar a codificação ( as vezes o seu codigo está em UTF-8, mas a IDE força windows-1252 por padrão OU não foi encontrado o BOM no começo do arquivo ).
portanto pode ser mais complicado e vc pode acabar corrompendo seus arquivos.
na minha opinião é melhor q vc salve arquivo por arquivo e tente normalizar esse tipo de configuração no seu ambiente de trabalho.
por outro lado vc tem algumas ferramentas aqui q podem te ajudar a encontrar quais arquivos estão com problemas:
e para converter
em ambiente unix ( ou windows com cygwin ) eu usaria o iconv
mas cuidado que vc pode se confundir e corromper o arquivo se vc errar os parametros, portanto faça backup
Olá peczenyj,
Vou seguir sua dica, valeu. A gente baixa uma ide e ela faz tudo pra gente de forma fácil, baixei uma outra ide muito leve só pra rodar os códigos de java e foi aí que percebí que aparecia muitos erros, estou fazendo vários testes, lógico que no final você tem que escolher a ide mais completa, mas minha intenção é saber o que posso programar com o mínimo de programas instalados no pc usando java. Quero chegar em qualquer pc e se eu quiser criar qualquer programinha ter a certeza que vai rodar instalando o mínimo de programas.