Replicação/Integração de Dados do banco de dados

6 respostas
mateusviccari

Bom dia, estamos desenvolvendo uma aplicação e gostariamos de implementar a seguinte função:

Temos varias lojas que são matriz/filial e gostariamos de fazer com que os dados usados por todas as filiais fossem os mesmos…
pra isso encontramos 2 soluções:
-Gravar tudo numa base local e enviar pra uma base remota, que replica tudo pras outras lojas
-gravar tudo numa base remota, e ter um recurso aonde caso caia a conexão com a base remota, seja gravado numa base local e depois transferido pra base remota

Alguem ja teve experiencia com algum desses métodos? ou encontrou alguma solução diferente?
Gostaria de compartilhar algumas ideias, se possível, como foi feito, quais recursos foram utilizados, etc.

Agradeço desde já.

6 Respostas

M

Já tive alguns contatos com sistema com este problema e com diferentes soluções, vou comentar as duas que disse e uma terceira…

=> Custo elevado com servidores em cada unidade (Compra, suporte e manutenção);

=> Dependência grande do link

=> Esta parece ser a melhor opção quando imaginada, mas depois de um tempo você se arrepende, mais cedo ou mais tarde você vai ter problemas com estas bases;

A resposta para a melhor solução é a “Depende”, mas de uma forma genérica eu ira optar em manter tudo em um local centralizado e ter links redundante na matriz/filiais. Acredito ser a melhor opção, na maioria dos casos

O que costumo fazer é propor os dois modelos para a diretoria levar custos e problemas de cada um e deixar que a diretoria escolha o melhor, mas nunca nem comento desta solução mágica de funcionar tudo online e em caso de falha no link usa uma base local… esta você só vai estar criando problemas pra ti!!!

No fim a escolha vai ser baseada em custo, o que custa menos manter dois servidores (principal e espelho) em cada unidade + uma pessoa da ti ou ter uma unidade sem sistema por um dia ? e ai vai ponderando vale a pena ter um link dedicado, vale a pena ter um link de backup … etc

abraço,

Marcelo Gomes
([telefone removido]

otaviojava

Olá você já pensou em trabalhar com Webservices ?
Você pode estar usando soap ou rest.
Acho interessante que você avalie essa opção.

M

Seria equivalente a

certo!!! só que ai você já esta entrando na tecnologia a ser usada!!! :wink: acho que este é um segundo passo…

firebloods

Amigo, na minha opinião e experiencia recomendo contratar um serviço de Cloud confiavel e manter sua base de dados lá, é melhor vc ter a dependencia dos links, do que um infrestrutura imensa de servidores a serem administrados, que por sua vez, dependendo da empresa, se não tiver uma galera pra cuidar da infra acabam tambem na mão do desenvolvedor que tem de ser uma espécie de coringa dentro da empresa. Salientando que isso e minha opinião baseada na minha experiencia pessoal.

Boa sorte.

otaviojava

firebloods:
Amigo, na minha opinião e experiencia recomendo contratar um serviço de Cloud confiavel e manter sua base de dados lá, é melhor vc ter a dependencia dos links, do que um infrestrutura imensa de servidores a serem administrados, que por sua vez, dependendo da empresa, se não tiver uma galera pra cuidar da infra acabam tambem na mão do desenvolvedor que tem de ser uma espécie de coringa dentro da empresa. Salientando que isso e minha opinião baseada na minha experiencia pessoal.

Boa sorte.

Na minha opinião.
Até agora foi a melhor sugestão.

mateusviccari

No nosso sistema atual temos o sistema em delphi, ele faz uma integração com um software criado pela propria empresa, que a cada x minutos cria uma base de dados dinamicamente com os registros inseridos/alterados/excluidos e envia pra um ftp, e os sistemas das filiais abrem essas bases do ftp e botam as alterações nas bases locais…
Porem agora que estamos migrando o sistema pra java, pendei em fazer de uma forma mais padronizada…
Bom agora vi que nao existe realmente uma forma padronizada pra fazer isso…
Até pensei em usar webservice, e fazer de forma parecida com a que esta sendo feita agora, porem ao inves de executar a cada x segundos, fazer com que o webservice avise as outras lojas quando elas precisam se conectar na base remota e fazer o processo de captura dos dados e inserção na base local… Porém como nunca mechi com webservices, não sei se é possível fazer isso.

Criado 1 de agosto de 2012
Ultima resposta 1 de ago. de 2012
Respostas 6
Participantes 4