Report Writers - Por qual Optar?

8 respostas
F

Bom gente, não sei se já existe algum tópico sobre este assunto, mas vamos lá.
Estou fazendo um levantamento de gerdores de relatórios, preciso de opiniões e sugestões.
O que estou querendo fazer é um levantamento e seleção de um para ser utilizado.

8 Respostas

fiaux

Que tipo de relatórios você vai gerar?

A

Bom, uso a combinação JASPER REPORTS E I-Report…

Um casamento fiel que já dura uns 2 anos ou mais…

Dá pra fazer QUASE tudo (pelo menos TUDO que precisei)…

F

Vai ser a combinação Flex + Java, sendo que os relatórios precisam ser algo simples e rápido, quanto mais próximo da fácilidade do Crystal Reports melhor, o Jasper foi testado e não aprovado, BIRT e JFreeReport igualmente não aprovados.
Estou com uma lista de outros, mas é necessário testar cada um:
Express Report
Crystal Clear
Elixir
JReport Designer
RReport
Style Reports

Se tiverem mais sugestões ou opiniões sobre estes, serão bem vindas.

A

Rapaz…

Só por curiosidade… o que derrubou o JASPER? Pois já fiz e já vi coisas tão cabeludas com ele…

E acho tão simples fazer uma coisa simples nele…

Só curiosidade mesmo… se for sigiloso, não esquenta…

Abraços.

Já ouvi falar de um tal Itext… agora não sei como funciona.

F

Eu tinha trabalhado com o Crystal Reports até agora, e venho testando o BIRT nesses ultimos dias… achei ele bem interessante.

O Jasper não cheguei a fazer nada com ele ainda… vou começar hoje.

Quem fez essa pré-classificação não fui eu… apenas me passaram que ele não corresponde com o que é necessário, mas mesmo assim vou aprender e fazer algumas coisas com ele.
Vou deixar chegar os Casos de Testes e ver no que ele não foi aprovado.

Como citei, hoje vou iniciar os testes com ele… vamos ver até onde ele vai.

A

Beleza cara… mantenha-nos informado dos progressos…

Valeu.

F

Bom, o objetivo da validação de um gerador de relatórios é montar um BI para o usuário final, criar seus próprios relatórios, assim, somente o BIRT (pelo que encontrei até o momento) tem uma solução paga Actuate (iPortal + iServer) derivado do BIRT.
A idéia aqui então é a possibilidade de desenvolver uma ferramenta para isso. Um sistema de BI onde o usuário final elabore sua visualização dos dados…

Alguém já chegou a ver ou sabe de uma ferramenta free (acho meio difícil ter) ou de custo baixo?

Outra coisa, alguém já trabalhou com link DDE com java?

F

Testes com BIRT,

Paginação: preciso ter a paginação “Página X de Y” no corpo do Header do relatório.
Grade: é necessário que as grades sejam desenhadas até o seu limite na página.
Footer: existem relatórios que precisam de Footer dinâmico.

Estou brigando para conseguir o primeiro item ainda…
Quando tento acessar variáveis ou o contador do próprio BIRT (pageNumber) em uma banda do Header, ele vem com o valor que foi inicializado… (1), mas acessando dentro de uma banda Details, está correto.

O item Grade, pelo que percebi não vai corresponder também, pois desenha apenas até onde os dados são impressos (são documentos fiscais que precisam seguir o padrão de desenho).

O Footer também parece não poder ser dinâmico, neste é necessário listar encargos aplicados, e isso pode variar de nenhum a vários, e pelo que percebi, não é possível ter dados de forma dinâmica neste. Até é possível acessar campos dos DataSources, mas não permite recursividade…

Se eu estiver errado, me ajudem.

Minha crítica é de que o BIRT é uma ferramenta muito boa, mas deixa a desejar em detalhes que são importantes.
Quando um relatório é apenas de listagens, ele é excelente, mas quando deve respeitar algumas normas, ficamos sem alguns recursos básicos.

Criado 12 de agosto de 2008
Ultima resposta 4 de set. de 2008
Respostas 8
Participantes 3