Bom gente, não sei se já existe algum tópico sobre este assunto, mas vamos lá.
Estou fazendo um levantamento de gerdores de relatórios, preciso de opiniões e sugestões.
O que estou querendo fazer é um levantamento e seleção de um para ser utilizado.
Que tipo de relatórios você vai gerar?
Bom, uso a combinação JASPER REPORTS E I-Report…
Um casamento fiel que já dura uns 2 anos ou mais…
Dá pra fazer QUASE tudo (pelo menos TUDO que precisei)…
Vai ser a combinação Flex + Java, sendo que os relatórios precisam ser algo simples e rápido, quanto mais próximo da fácilidade do Crystal Reports melhor, o Jasper foi testado e não aprovado, BIRT e JFreeReport igualmente não aprovados.
Estou com uma lista de outros, mas é necessário testar cada um:
Express Report
Crystal Clear
Elixir
JReport Designer
RReport
Style Reports
Se tiverem mais sugestões ou opiniões sobre estes, serão bem vindas.
Rapaz…
Só por curiosidade… o que derrubou o JASPER? Pois já fiz e já vi coisas tão cabeludas com ele…
E acho tão simples fazer uma coisa simples nele…
Só curiosidade mesmo… se for sigiloso, não esquenta…
Abraços.
Já ouvi falar de um tal Itext… agora não sei como funciona.
Eu tinha trabalhado com o Crystal Reports até agora, e venho testando o BIRT nesses ultimos dias… achei ele bem interessante.
O Jasper não cheguei a fazer nada com ele ainda… vou começar hoje.
Quem fez essa pré-classificação não fui eu… apenas me passaram que ele não corresponde com o que é necessário, mas mesmo assim vou aprender e fazer algumas coisas com ele.
Vou deixar chegar os Casos de Testes e ver no que ele não foi aprovado.
Como citei, hoje vou iniciar os testes com ele… vamos ver até onde ele vai.
Beleza cara… mantenha-nos informado dos progressos…
Valeu.
Bom, o objetivo da validação de um gerador de relatórios é montar um BI para o usuário final, criar seus próprios relatórios, assim, somente o BIRT (pelo que encontrei até o momento) tem uma solução paga Actuate (iPortal + iServer) derivado do BIRT.
A idéia aqui então é a possibilidade de desenvolver uma ferramenta para isso. Um sistema de BI onde o usuário final elabore sua visualização dos dados…
Alguém já chegou a ver ou sabe de uma ferramenta free (acho meio difícil ter) ou de custo baixo?
Outra coisa, alguém já trabalhou com link DDE com java?
Testes com BIRT,
Paginação: preciso ter a paginação “Página X de Y” no corpo do Header do relatório.
Grade: é necessário que as grades sejam desenhadas até o seu limite na página.
Footer: existem relatórios que precisam de Footer dinâmico.
Estou brigando para conseguir o primeiro item ainda…
Quando tento acessar variáveis ou o contador do próprio BIRT (pageNumber) em uma banda do Header, ele vem com o valor que foi inicializado… (1), mas acessando dentro de uma banda Details, está correto.
O item Grade, pelo que percebi não vai corresponder também, pois desenha apenas até onde os dados são impressos (são documentos fiscais que precisam seguir o padrão de desenho).
O Footer também parece não poder ser dinâmico, neste é necessário listar encargos aplicados, e isso pode variar de nenhum a vários, e pelo que percebi, não é possível ter dados de forma dinâmica neste. Até é possível acessar campos dos DataSources, mas não permite recursividade…
Se eu estiver errado, me ajudem.
Minha crítica é de que o BIRT é uma ferramenta muito boa, mas deixa a desejar em detalhes que são importantes.
Quando um relatório é apenas de listagens, ele é excelente, mas quando deve respeitar algumas normas, ficamos sem alguns recursos básicos.