Representar diagrama de Classe UML

Saudações

Sou iniciante em Java, comprei e estou lendo o livro “Core Java”, estou lendo também uma apostila muiiito boa da Caelum, www.caelum.com.br.

Em um diagrama de classes UML, eu crio uma super-class e suas sub-class, até ai tudo bem. O que não entendo é: Uma super-class TipoDeUsuario, que tem os atributos: login/senha. E 2 sub-class de TipoDeUsuario, como: Administrador e UsuarioComum e futuramente terei novos tipos de usuário.

A subclass Administrador, além de herdar os atributos de sua superclass, ainda possui um outro atributo chamado ?-codInterno:int? e possui métodos diferentes com relação a subclass UsuarioComum e vice-versa.
A pergunta que estou me fazendo, e ainda estou procurando resposta, é como representar isso em um Formulário de Cadastro, usando exatamente a estrutura que o diagrama esta propondo.

Cheguei a pensar em colocar radiobutton no formulário, mas toda vez que tivesse uma nova subclass de TipoDeUsuario, como exemplo, Gerente eu teria que criar uma nova subclass e ainda ir no formulário e criar um novo radio, não sei se seria essa a solução.

O que vocês dizem sobre isso ?

Obrigado.

java_noobie,

  1. Primeiro, vou dar uma sugestão, caso a classe Pai, seja este nome “TipoDeUsuario”, sugiro que mude para Pessoa.

  2. Quando a sua dúvida, pelo que entendi, seria o seguinte, teria no formulario de cadastro um campo login, outro senha, e um campo Tipo de Usuário (ou nivel do usuário) que seria um combo box, enttão dependendo o que você selecione ele mostra os campos correspondentes (faça isso vi Ajax, caso seu sistema seja Web).

Espero ter ajudado.

Opa fsquadro

O sistema é com swing