Representar UML em Classe JAVA

7 respostas
thiagomrossi

Boa noite, Pessoal

Seguinte, já tem algum tempo que estou pesquisando sobre como criar uma classe em JAVA em que consiga desenha e manipular componentes UML.
Por exemplo:
O usuário (Programador) seleciona o icone da representação gráfica de uma classe (UML), posiciona este desenho na tela, aumenta, diminui, insere nome, atributos, métodos, relações entre as demais classes, etc.
Alguém consegue me dar um ídéia de onde começar?Uma luz?

Desde já, agradeço antecipadamente a todos que visualizaram este POST e seria muito grato se alguem conseguisse ajudar com alguma sugestão e/ou dica.
Muito Obrigado.

Abraços

7 Respostas

berg.pb

Acho que vc tá querendo fazer a mesma coisa que o Jude faz.
Dá uma procurada. Apesar de ter sido descontinuado, vc encontra pra baixar.
Abcs

charleston10

[size=16]+1[/size]

Pensei exatamente nisso…

Ar0n

Você também pode precurar por astah , se eu não me engano acho que jude era o nome antigo agora ele se chama astah.

thiagomrossi

berg.pb:
Acho que vc tá querendo fazer a mesma coisa que o Jude faz.
Dá uma procurada. Apesar de ter sido descontinuado, vc encontra pra baixar.
Abcs

Primeiramente quero agradecer pela rápida resposta e vontade em ajudar…Exatamente isso…quero desenvolver um software semelhante a este para utilizar em meu TCC…Com alguma coisa a mais tipo gerar e executar scripts em MySQL e Gerar classes em java…Sabe se encontro algum exemplo pra e manipular os componentes na tela…tipo arrastar e soltar…como descrito acima e de acordo com este software JUDE agora conhacido como ASTAH…Ou ainda o que estudar em JAVA para desenvolver algo semelhante ao JUDE (ASTAH).

Obrigado novamente.
Abçs

thiagomrossi

Primeiramente quero agradecer a todos pela rápida resposta e vontade em ajudar…Exatamente isso…quero desenvolver um software semelhante a este para utilizar em meu TCC…Com alguma coisa a mais tipo gerar e executar scripts em MySQL e Gerar classes em java…Sabe se encontro algum exemplo pra e manipular os componentes na tela…tipo arrastar e soltar…como descrito acima e de acordo com este software JUDE agora conhacido como ASTAH…Ou ainda o que estudar em JAVA para desenvolver algo semelhante ao JUDE (ASTAH).

Obrigado novamente.
Abçs

berg.pb

Bom dia tiago.

Vou lhe responder da seguinte forma: eu sou um professor convidado na sua banca, também programador, e já conheço ferramentas como Jude (Astah), Umbrello, e outros. Depois da sua explanação, a primeira coisa que eu iria perguntar seria: “se já existem outros programas que fazem isso muito bem, pq vc vai reinventar a roda?”. Tive um amigo que estudou comigo que quis fazer algo como o embebed dos vídeos do youtube no TCC dele. E ele reprovou, pq ele não fazia nada mais daquilo que já existia. Assim como ele, existem muitos.

Veja só, não estou querendo ser crítico, nem lhe assustar. Mas a ideia de um TCC é vc encontrar uma brecha não explorada e fazê-lo. Seja em programação, ou em EngSW, ou qq área. Assim, se vc quer mesmo fazer seu TCC baseado nessa premissa, vc deve então pesquisar os SWs do mercado que já fazem o que vc quer, estudá-los bem, encontrar a brecha e explorá-la (com o perdão da redundância). Desta forma, qdo algum professor questionar sobre a reinvenção da roda, vc pode dizer: “não quero reinventá-la, somente aparar a suas arestas, para que ela role melhor”.

=)

Boa sorte. Feliz Ano Novo.

thiagomrossi

berg.pb:
Bom dia tiago.

Vou lhe responder da seguinte forma: eu sou um professor convidado na sua banca, também programador, e já conheço ferramentas como Jude (Astah), Umbrello, e outros. Depois da sua explanação, a primeira coisa que eu iria perguntar seria: “se já existem outros programas que fazem isso muito bem, pq vc vai reinventar a roda?”. Tive um amigo que estudou comigo que quis fazer algo como o embebed dos vídeos do youtube no TCC dele. E ele reprovou, pq ele não fazia nada mais daquilo que já existia. Assim como ele, existem muitos.

Veja só, não estou querendo ser crítico, nem lhe assustar. Mas a ideia de um TCC é vc encontrar uma brecha não explorada e fazê-lo. Seja em programação, ou em EngSW, ou qq área. Assim, se vc quer mesmo fazer seu TCC baseado nessa premissa, vc deve então pesquisar os SWs do mercado que já fazem o que vc quer, estudá-los bem, encontrar a brecha e explorá-la (com o perdão da redundância). Desta forma, qdo algum professor questionar sobre a reinvenção da roda, vc pode dizer: “não quero reinventá-la, somente aparar a suas arestas, para que ela role melhor”.

=)

Boa sorte. Feliz Ano Novo.

Vlw pelas dicas…Muito obrigado mesmo…
Feliz Ano Novo!

Até mais…
Abçs

Criado 28 de dezembro de 2012
Ultima resposta 3 de jan. de 2013
Respostas 7
Participantes 4