O problema é que os donos do dinheiro só aceitaram uma parte da diferença entre engenharia de software e civil.
Primeiro, com escopo fixo e bem definido é muito facil calcular custos e prazo, o pessoal da construção civil faz isso muito bem. O problema é que a “engenharia de software” é alguns séculos mais nova, isso significa que sabemos muito menos de como funcionam os processos de produção de software.
Segundo, de forma antagônica a construção civil, mudar um software no meio do caminho é factivel; mas ninguém começa fazendo um prédio e termina com uma ponte.
Ai vem o grande problema, todos querem comprar como se fosse um prédio, mas que seja executado com toda flexibilidade.
Eu acredito que escopo fechado seja possivel, custa muito caro, pois é preciso gastar muito tempo com documentação e análise.
Mas vale lembrar que em alguns casos o modelo agil poder ser mais caro e demorado que o modelo waterfall. Com sistemas legados, mainframes por exemplo, não ter um escopo entalhado na pedra antes de começar a programar e ter um processo rigoso de verificação e inspeção de código antes de ir testar, significa um custo muito grande, já que o ambiente de execução custa CARO, um desktop custa energia elétrica e espaço, um mainframe custa por MIPS/transação.
Escopos fechados são muito mais legal para o pessoal da área financeira. Pergunta para eles qual área é melhor de orçar, material de escritorio ou sinistros envolvendo funcionarios.
Por isso que a parte mais dificil do XP não é convencer o gerente sobre pair programming, gastar 10mil com servidores de integração continuada ou nunca quebrar as 40horas semanais, mas sim criar a coragem nele e no cliente. Ganhar a confiança.
Eu acho que metodologias ageis é algo tão fora da realidade brasileira para empresas de medio porte em dia. Outro dia mesmo eu estava tentando explicar a algumas pessoas que refactoring não é retrabalho, que TDD não é só “faça a coisa mais porca que possivelmente funcione” e a relação das duas levando ao mesmo resultado que toneladas de horas de design só que com menor margem de erro.