eae!!
pelo titulo do tópico, ja deu pra perceber q eu to tendo problemas com recebimento de parametros… hehehe…
entao…
eu tenho um JSP q processa varias paginas…
entao ele recebe parametros de varias paginas diferentes… nao ao mesmo tempo, é logico…
o problema, é q no JSP ele ja ta preparado pra receber todos os parametros, mas ele só vai receber de 1 pagina por vez…
mas como fica as outras variaveis q recebem parametros? e q nao vai receber por q nao vai ter essa tal pagina enviando os dados…
ta complicado né? hehehe
vo exemplificar…
tenho, por exemplo, 3 JSP…
o principal é o precessa.jsp… esse recebe parametros de cadastra.jsp e de altera.jsp…
no processa.jsp tem Strings q recebem valores dos parametros da pagina q enviou…
tipo assim…
String cadastro = request.getParameter(“cadastro”);
String altera = request.getParameter(“altera”);
esses parametros sao pessados pela URL…
mas se como só 1 pagina vai enviar parametros por vez, umas das Strings q recebe parametro no processa.jsp vai ter valor NULL…
qdo eu faço um IF pra ver de qual pagina q veio, da erro…
e eu nao consigo acessar o processa.jsp pq dispara a excessao NullPointerException… isso acontece, pq nao chegou um dos parametros…
tentei fazer assim…
if(cadastro.equals(“null”)
cadastro ="";
e nao deu… sempre q eu tenho manipular a variavel q ficou de receber o parametro e nao recebeu, da erro…
pq?
tem um jeito de arrumar isso?
desculpa o LIVRO q eu escrevi agora…
Abraços!
quando vc vai comparar um objeto com null vc deve usar o operador == e não o método equals(), pq se um objeto realmente for nulo ele vai lancar a excecao NullPointerException pq vc está tentando chamando um método de um objeto nulo…
caaaaara!!!
valeuuuuuu!!!
tava rachando o côco por causa disso…
mas agora eu fiz um esquma melhor pq eu preciso pegar esses parametros pra poder processar os eventos…
entao eu fiz assim…
String cidade = "" + request.getParameter("cidade");
desse jeito eu consigo manipular a String cidade normalmente sem disparar nenhuma excessao!
valeu… valeu mesmo!!

mas aproveitando q resolveu uns dos meu probleminhas… hehehe
tem como dar uma olhada num problema de JDBC q eu to tendo??
o link do tópido está abaixo!
http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4055&sid=5a798967564efc04a902fa08d17ca603
valeu!!
ow meu blz.
assim funciona tb oh
if (request.getParameter("cidade") == null)
{
/* ... */
}
soh pra complementar.
flow
[quote=“edgardksb”]ow meu blz.
assim funciona tb oh
if (request.getParameter("cidade") == null)
{
/* ... */
}
soh pra complementar.
flow[/quote]
valeu cara…
mas nao era esse teste q eu queria fazer…
eu queria fazer assim:
if(request.getParameter("cidade").equals("valor"))
{
...
...
}
mas como esse parametro poderia chegar null, nao dava pra fazer esse teste logico.
mas agora ja ta tudo funcionando!
valeu!