Requisitos de um Analista Programador Júnior

1 resposta
G

Olá Pessoal! Bom, acredito que este tópico já deva ter sido bastante explorado, no entanto preciso da orientação de vocês.
Vamos lá:
Larguei um curso de engenharia eletrônica no CEFET no 8 período pra fazer ciência da computação numa faculdade chumbrega( sim, sou maluco,hehe ). Tenho uma boa base lógica e matemática. Naquela época, fazia estágio programando em C pra microcontrolador 8051. Parti para uma empresa de sistemas pra trabalhar com Delphi e SQL Server(estágio) depois Asp e Oracle e hoje C# e Oracle. Minha experiência é de 3 anos(estágio em 3 lugares) com sistemas(programando).
Pois é, tenho certeza que não sou mais estagiário. Estou estudano bastante pra SCJP. Estou desenvolvendo um jogo de super trunfo em java(j2se)…Tenho um razoável conhecimento de OO.
No entanto, isto está LONGE de ser suficiente. Já pintaram algumas vagas pra programador júnior .net, mas realmente quero trabalhar com java. Atualmente estou estudando Servlet e JSP( Use a cabeça ).
Enfim, o que preciso para ser um bom programador júnior? O que preciso pra concorrer as vagas pra java Web como júnior? Quais Framework preciso aprender e em que prioridade? Que Padrões de Projeto entram nessa etapa de estudo?
Acho que estou pedindo demais, mas se puderem me orientar.
Saudações e obrigado!

1 Resposta

Andre_Fonseca

Giminiani:
Olá Pessoal! Bom, acredito que este tópico já deva ter sido bastante explorado, no entanto preciso da orientação de vocês.
Vamos lá:
Larguei um curso de engenharia eletrônica no CEFET no 8 período pra fazer ciência da computação numa faculdade chumbrega( sim, sou maluco,hehe ). Tenho uma boa base lógica e matemática. Naquela época, fazia estágio programando em C pra microcontrolador 8051. Parti para uma empresa de sistemas pra trabalhar com Delphi e SQL Server(estágio) depois Asp e Oracle e hoje C# e Oracle. Minha experiência é de 3 anos(estágio em 3 lugares) com sistemas(programando).
Pois é, tenho certeza que não sou mais estagiário. Estou estudano bastante pra SCJP. Estou desenvolvendo um jogo de super trunfo em java(j2se)…Tenho um razoável conhecimento de OO.
No entanto, isto está LONGE de ser suficiente. Já pintaram algumas vagas pra programador júnior .net, mas realmente quero trabalhar com java. Atualmente estou estudando Servlet e JSP( Use a cabeça ).
Enfim, o que preciso para ser um bom programador júnior? O que preciso pra concorrer as vagas pra java Web como júnior? Quais Framework preciso aprender e em que prioridade? Que Padrões de Projeto entram nessa etapa de estudo?
Acho que estou pedindo demais, mas se puderem me orientar.
Saudações e obrigado!

oi Giminiani,

Realmente esse assunto já foi bastante discutido, e é dificil chegar a um consenso

Basicamente eu penso que se você conseguir convencer o seu recrutador que você é apto para a vaga essa é sua

Mas você tem também que levar em conta a vaga e a empresa para a qual se destina

:arrow: se a vaga é para uma consultoria que faz Outsourcing você só vai ser contratado se já trabalho mesmo com o framework X, a IDE Y, e a tecnologia Z, isso porque a empresa vai pegar você e jogar no cliente pra sair fazendo, se não der certo colocam outro no seu lugar

:arrow: se a vaga é para um grande empresa de TI como Oracle, IBM ou Microsoft, o fato de você falar inglês avançado e conhecer as ferramentas deles é essencial

:arrow: se a vaga é para uma grande consultoria tipo Accenture, TATA, etc, se você tiver uma boa formação e certificações em linguagens pode ser um diferencial

por isso acho, não é o mercado que vai dizer que você é junior, é você que vai dizer ao mercado que acha que você é junior…rs

mas não vale mentir, porque quando você tiver que mexer com uma coisa que não sabe e disse que sabia fatalmente vão acabar descobrindo

Criado 27 de setembro de 2008
Ultima resposta 27 de set. de 2008
Respostas 1
Participantes 2