Requisitos em configuraçao WEB

Senhores,
Estou tentando configurar uma estrutura com que eu posso conseguir rodar uma aplicaçao web. Inicialmente estou usando como fundamento os conceitos do MVC, EJB, JPA e como framework tentando ver o mais facil de usar VAADIN ou JSP. A questão, em que momento se usar servlets, JMS ou outro mecanismo que usando o TOM CAT ou GLASSFISH posso iniciar minha aplicação.
Alguém teria um linha de raciocício para compartilhar. Quanto criar INTERFACE/ ENTIDADES / DAO ou BEAN até ai tudo bem a questão é chamar essas classes na web com intuito de manipular registros.

muito obrigado desde já!!!

1° Se você está falando EJB, logo acredito que seus conceitos de Web Container vs. Servidor de Aplicação estão ok, certo?

2° Você saberia/poderia escrever a aplicabilidade de cada tecnologia citada para eu saber seu nível de conhecimento?

3º Você quer apenas conhecer as tecnologias ou tem um projeto em mente em termos de regras de negócio/algum fluxo para sistematizar?

amigo vc está igual eu há 6 meses atrás entaum faça o seguinte…pegue uma video-aula e siga ela pra ter ideia das coisas ok?

Bem vamos supor que eu ja tenha minha aplicacao desktop onde eu me preocupei em deixar tudo separada (INTERFACE / NEGOCIO / ENTIDADES / BEANS / DESKTOPS).
AGORA gostaria de usar minha API (INTERFACE e MINHAS ENTIDADES) e pode manipula-las via web.
Como eu chamaria um ControladorPessoaBean ou PessoaDAO sabendo que tem as notacoes @Remote, @Stateless

Para que serve o web.xml ou faces config um servlet o tom cat, estou usando NetBeans como IDE e vendo a apostila fj21 da caelum, mesmo assim essa parte web ainda é meio complexo para mim.

Eu conheço JSP, ADF Faces, gostei do VAADIN so tenho q aprender a API dele. para poder botar a mao na massa.

Obrigado amigos!!!

www.devmedia.com.br procure a seção de cursos. É 100% online e muito barato.