[quote=ale0790][quote=alias]Cara, que versão do PrimeFaces você está utilizando? Ademais, esses js e css tem expires e cache configurados?
Isso aí de “adiar análise do Javascript” é o que o colega jweibe citou, que o ideal é colocar os js no fim do body. Sem dúvida essas otimizações são muito mais fáceis de se fazer com frameworks onde você tem o controle do html gerado, o que não é o caso do JSF. Portanto, nessa fase do seu projeto…se prepare pra suar um pouquinho :lol:
Esse filtro que postei você pode adaptar para fazer cache de recursos de imagem também, era apenas um exemplo, vai de você adaptá-lo para a sua necessidade.
A questão de redimensionar imagens no HTML também é importante pois gera um gargalo, como está apontado aí no log.[/quote]
Então, utilizo primefaces-3.0.M2.jar, acabei de ver que já tem versões mais recentes, vou baixar e testar, ver se muda algo… referente ao filtro vou tentar adapta-lo então, não faço ideia de como se faz mas vou dar uma pesquisada, sobre o redimensionamento das imagens, o mais correto então seria eu gravar elas no disco no tamanho que pretendo exibir??? mas se no index quero mostrar com tamanho 100x100, e na pagina do produto no tamanho 200x200 eu teria que gravar 2 imagens em disco???
Obrigado.
[/quote]
Perguntei sobre a versão do Prime pois o que eu tinha dito antes, sobre o Prime usar um unico arquivo css e um unico js, é do que eu tinha visto no site sobre a ultima versão estável, então atualize aí e veja se de fato o carregamento dos recursos muda. Na documentação tambem não diz nada sobre otimização?
A proposito, você utiliza o Maven? A equipe do Prime tambem desenvolveu um plugin pra otimização de recursos em build-time com o Maven, dê uma pesquisada que você encontra fácil. Sobre o tal filtro, no codigo há um tratamento encima da extensão do arquivo, correto? Tente adaptar para que arquivos .jpg ou .png, o que voce usar/precisar aí, passem tambem por esse filtro e pela mesma alteração.
Sobre a questão da imagem, imagino que a solução seja por ai mesmo como você disse…o fato é que se o redimensionamento da imagem ocorre no browser isso gera um gargalo de tempo, não é algo que vá derrubar o seu site é claro, mas é um ponto de atenção sim…talvez manter as duas imagens ou redimensionar antes de exibir sejam duas soluções possíveis, mas tenha em mente que o ideal é que a imagem seja fornecida no tamanho em que voce quer exibir.