Resgatar níveis menores de abstração.É possível?

7 respostas
el_loko_pepe

Eu estou com uma enumeração(enum) que tem como parâmetro no construtor um objeto que extende em outros.
Esse parâmetro começa como null e eu seto ele como sendo alguma classe que extende esse objeto do parâmetro.
Uma outra classe pega algum dado da enumeração e manda esse objeto parâmetro executar um método dele.

O problema é que esse método está no nível de abstração mais baixo, ou seja, nesse nível de abstração que ele está definido ele não reconhece este método.

Então surgiu a seguinte dúvida:
Existe alguma maneira de eu mandar esse parâmetro resgatar seu nível de abstração mais baixo(que é o que ele era quando o passei pelo set deste enum) e então reconhecer seus métodos?

PS: esse problema surgiu porque inicialmente os dados deste enum tem parametro null (_Exemplo(null) ) , então se eu não abstraisse esse parâmetro ficaria ambiguo.Se alguém souber outra maneira de resolver este problema também agradeço.

7 Respostas

el_loko_pepe
wellington.nogueira:
el_loko_pepe:
Eu estou com uma enumeração(enum) que tem como parâmetro no construtor um objeto que extende em outros. Esse parâmetro começa como null e eu seto ele como sendo alguma classe que extende esse objeto do parâmetro. Uma outra classe pega algum dado da enumeração e manda esse objeto parâmetro executar um método dele.

O problema é que esse método está no nível de abstração mais baixo, ou seja, nesse nível de abstração que ele está definido ele não reconhece este método.

Existe alguma maneira de eu mandar esse parâmetro resgatar seu nível de abstração mais baixo(que é o que ele era quando o passei pelo set deste enum) e então reconhecer seus métodos?

PS: esse problema surgiu porque inicialmente os dados deste enum tem parametro null (_Exemplo(null) ) , então se eu não abstraisse esse parâmetro ficaria ambiguo.Se alguém souber outra maneira de resolver este problema também agradeço.

Cara, sinceramente, não entendi exatamente o que você precisa.
O método que você quer acessar está privado ou você está usando alguma interface que não tem esse método na assinatura?

Por exemplo:
public enum Veiculos {

Carro(null), //comeca como null e eu seto depois
  Moto(null);

private Veiculo veiculo;

private Veiculos(Veiculo veiculo){
     this.veiculo = veiculo; // a idéia era passar um 'Carro carro' ou 'Moto moto' , mas como comeca como null os dados ficariam ambíguos, então eu tive que abstrair pra Veiculo veiculo, que //sera um "Carro extends Veiculo" ou "Moto extends Veiculo" passado por um método set
}

public class teste {

Veiculos[] listaDeVeiculos = Veiculos.values();

public testar{
 listaDeVeiculos[0].ligarParaBrisa() //nao funciona porque um objeto Veiculo nao tem o método ligarParaBrisa  que uma moto por exemplo não tem parabrisa

}
}

Se tiver outra maneira de fazer isso também seria de grande ajuda.

el_loko_pepe

Deu certo agora, valeu.

WellingtonRamos

el_loko_pepe:
Eu estou com uma enumeração(enum) que tem como parâmetro no construtor um objeto que extende em outros.
Esse parâmetro começa como null e eu seto ele como sendo alguma classe que extende esse objeto do parâmetro.
Uma outra classe pega algum dado da enumeração e manda esse objeto parâmetro executar um método dele.

Cara, sinceramente, não entendi exatamente o que você precisa.
O método que você quer acessar está privado ou você está usando alguma interface que não tem esse método na assinatura?

WellingtonRamos

Agora entendi o que você quer :)

Vou colocar um exemplo de como deve fazer:
package br.com.testes;

public class EnumTest {
	public static void main(String[] args) {
		Veiculos[] values = Veiculos.values();
		for (Veiculos veiculo : values) {
			try {
				veiculo.getVeiculo().ligarLimpadorParaBrisa();
			} catch (ComponentException e) {
				System.out.println("O Veiculo " + veiculo + " falhou em ligar o limpador");
			}
		}
	}
}

enum Veiculos {
	//Enum
	carro(new Carro()),
	moto(new Moto());

//Corpo comum a todos os veículos
	private Veiculo v;

Veiculos(Veiculo v) {
		this.v = v;
	}
	public Veiculo getVeiculo() {
		return v;
	}
}

interface Veiculo {
	void ligarLimpadorParaBrisa() throws ComponentException;

}

class Carro implements Veiculo {

public void ligarLimpadorParaBrisa() throws ComponentException {
		System.out.println("Liguei parabrisa");
	}
}
class Moto implements Veiculo {

throw new ComponentException("Não existe limpador de parabrisa em moto");
	}
}

class ComponentException extends Exception {

public ComponentException(String message) {
		super(message);
	}

}

Estou fazendo outro exemplo. logo postarei aqui.

WellingtonRamos
Segue o outro exemplo.
package br.com.testes;

public class EnumTest {
	public static void main(String[] args) {

VeiculosAutomotores[] values = VeiculosAutomotores.values();
		for (VeiculosAutomotores veiculo : values) {
			try {
				veiculo.ligarLimpadorParaBrisa();
			} catch (ComponentException e) {
				System.out.println("O Veiculo " + veiculo + " falhou em ligar o limpador");
			}
		}		
	}
}

enum VeiculosAutomotores implements Veiculo {

carro() {
			System.out.println("Liguei parabrisa");
		}
	}, 

moto() {
			throw new ComponentException("Não existe limpador de parabrisa em moto");
		}
	};

}

interface Veiculo {
	void ligarLimpadorParaBrisa() throws ComponentException;
}

class ComponentException extends Exception {

public ComponentException(String message) {
		super(message);
	}

}
WellingtonRamos

Veja que no primeiro, criei uma interface e as classes que as implementam e depois passei por parâmetro para cada item do enum.
Já o segundo exemplo, o próprio enum implementa a interface e cada item faz sua própria implementação do método da interface.

Há outras formas de resolver mas vou deixar para você pesquisar (caso nenhum dos exemplos sirva).
http://download.oracle.com/javase/1,5.0/docs/guide/language/enums.html

Porém, acho que o enum não deva ser a melhor alternativa, caso esse código cresça muito para cada um dos itens do enum.

WellingtonRamos

el_loko_pepe:
Deu certo agora, valeu.
:thumbup:

Criado 30 de junho de 2011
Ultima resposta 1 de jul. de 2011
Respostas 7
Participantes 2