Resize

Ae galera to com uma duvida aqui axo q vcs jah devem sabe com faz… eu tenhu um Jframe e dentro eu keria colokar Jpanel ou Jtablepane mais tipo assim … keria colocar de um geito que o usuario pudesse redimensionar o tamanho desses componetes de acordo com suas preferencias … que no netbeans que vc pode aumentar e diminuir os espaços onde vc trabalha, o console de debug e etc…

Veja sobre Layout Manager

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/layout/using.html

po kra eu li td ali mais n tem exatamente o que eu kero … akele artigo fala sobre layouts axo q n eh bem isso que eu kiz dizer

O que vc quis dizer é realmente complicado de entender. Nem todo mundo entende miguxês…
Mas, se eu entendi certo, vc tá querendo um esquema de clicar numa aba e arrastar ela pela tela, colocar ela de lado, de outro, embaixo, em cima, coisas que nem o eclipse e o netbeans permitem vc fazer com as views deles, certo??
Bem, se é isso q vc quer, primeiro, entenda de Layout Manager. Entenda muito bem dele. Depois que vc achar que entende muito bem, leia de novo umas 3 vezes. Deu pra entender o quão bem vc tem que entender neh!??!
Depois aconselho estudar alguma código, de alguma ferramenta open-source, e entender como eles fazem isso, afinal isso que vc está querendo não é assim simples não. Eu tive que fazer algo assim, num simples Canvas, com desenhos geométricos. O canvas já é todo preparado para interação com o usuário. MouseListener, MouseWhell, teclado etc. E mesmo assim levei umas semanas pra deixar o programa bem redondinho.
Mas, primeiro de tudo, LEIA sobre Layout Manager. Sério.

Agora eu axei um kra que me entende rsrsrsrs vlws eh bem isso que eu kero msm… se voce souber de algum tuto ai manda o link pq o da sun parece meio vago