resolução da tela

6 respostas
H

Olá a todos.

Gostaria da ajuda de vcs se possivel.

tenho uma aplicação em java onde eu trabalho, fui eu msm q fiz, so que tenho um problema, eu desenvolvi no netbeans em uma resolução 1024X768, mas qdo vai rodar em uma maquina com 800x600, acaba desconfigurando a tela.

eu vi em um topico essa linha

Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();

eu fiz a importação do pacote mas msm assim nao reconhece. aparece “expected ;” mas o “;” esta lá.

como posso redimencionar a tela do projeto dependendo da resolução? isso esta me atrapalhando aq.

Obrigado a todos

Até mais.

6 Respostas

T

Amigo, você acredita em mágica? Nem eu. Pelo que imagino (já que não li o seu código), você está tentando fazer algo como:

import Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize(); 

...

Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();

Isso não vai funcionar, é claro, porque
a) import não funciona desse jeito,
e
b) Você só pega o tamanho corrente da tela (que é isso que faz essa função) se for fazer alguma coisa com ele (por exemplo, centralizar um diálogo na tela).

Para funcionar direitinho a sua aplicação, o correto é testar em uma máquina com resolução menor (800x600) primeiro, e depois você ver se funciona em uma máquina com resolução maior.

H

bom… nao coloquei o import desse jeito

ficou assim:

import java.awt.Toolkit;

mas… blz entendi o q vc disse, irei testar.

vlw!!!

C

tentar fazer assim no seu main

meuframeprincipal meuframe = new meuframeprincipal();

meuframe.setExtendedState(JFrame.MAXIMIZED_BOTH);
fredsilva.sistemas

Amigo,
basta colocar no método construtor do seu Formulário:

Pronto! Não importa a resolução ele vai maximizar o seu formulário.
T+

H

na verdade, não eh bem isso.

o programa tem um tamanho padrao em 1024x768, e não é permitido maximizar.

em 800x600 a tela fica enorme, o modo seria o programa se auto adaptar a resolução da tela. mas acredito q nao tem como, não achei nada assim no forum, teve algo q tentei aq mas nao deu certo, bugou todos os botoes.

vlw!!

reinaldo558

Tem como fazer sim, só não sei de cabeça por que eu fiz a algum tempo atraz, porém sei que utilizei Gerenciadores de Layout ou LookAndFeel, trabalhando com isso, se bem configurado ele faz a tela se adaptar a diferentes resoluções, além de ter a possibilidade de deixar a cara da sua aplicação com diferente de windows/java.

Como sua aplicação já está toda pronta, vai ser trabalhoso aplicar o gerenciador agora, visto que este deve ser incorporado à todos os componentes, também tive esse trabalho e foi cansativo, mas o resultado final ficou legal.

Como disse, não lembro exatamente o que fiz, mas lembro que usei o LookAndFeel JGoodies.

Com certeza existem outros, mas só lembro deste.

Criado 19 de agosto de 2009
Ultima resposta 24 de ago. de 2009
Respostas 6
Participantes 5