Resolução [RESOLVIDO]

9 respostas
pedroroxd

Pessoal, tenho um programa que eu fiz aqui no meu computador…
Eu abro ele aqui, fica bonitinho…
Quando eu crio o .jar e abro em um computador com resolução maior, ele buga tudo… Fica mó feio…

Vocês também tem esse problema?
Como posso resolver?

9 Respostas

E

Aprenda a usar direito os “layout managers”.

Além disso, você precisa aprender a testar seu programa em vários computadores, para evitar esses problemas de ficar “mó feio”.

pedroroxd

Críticas construtivas eu aceito. Caso contrário…

E eu utilizo null layout, em netbeans mesmo.
Se eu fazer um projeto no outro computador com a resolução “toska”, ele fica normal…
Mas projetos já prontos fica mó feio

kaique

Então siga o conselho do cidadão acima; estude layout managers. Assim, sua aplicação vai funcionar da forma esperada independente da resolução.

[]'s.

gpd38

Tenta fixar tudo que esta no seu layout.

Botao direito em cima do icome e excolha a opção ancorar.

Ve se resolve o seu problema.

pedroroxd

Ou seja…
Null Layout não presta? Por que existe ele então? (se ele não é compatível com todas as resoluções)…

E

O “null layout” é equivalente ao layout que existe para alguns programas antigos (como o VB 6.0 ou o Visual C++). Só que ele não leva em conta o tamanho das letras (fontes) como o layout desses programas. É que as unidades dele são em pixels mesmo, não em “dialog units” como é o caso do VB 6 ou do Visual C++. Essas “dialog units” dependem do tamanho das fontes padrão, e por isso esses programas antigos se ajustam um pouco melhor que os típicos programas Java com “null layout”.

Então, se o tamanho das letras mudar, o “null layout” vai ficar todo bagunçado (feio mesmo).

Para ele funcionar mais ou menos, você tem de deixar o “look & feel” como o default (Metal) do Java, que usa o mesmo fonte (que é horrível por sinal) em todos os sistemas operacionais.

pedroroxd

kkkkkkk

meu fessor soh mudou um negosso aki e funcionou certin…
(gerar pack de redimencionamento)

claupers

Só para constar. E uso o NetBeans 6.8 M2 e também tive problema semelhante e o que fiz foi estabelecer o LookAndFeeld a ser usado. Eu marquei para que usasse em tempo de execução o mesmo LookAndFeel que estava usando no desenvolvimento. Para fazer isso alterei o método main na classe principal para que ele ficasse da seguinte forma:

public static void main(String[] args) {
         try {
              UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel");
            } catch (Exception e) {
            e.printStackTrace();
          }
         f_Principal fp = new f_Principal();
         fp.setVisible(true);
    }

Antes de fazer isso os botões ficam maiores, a fonte mudava, a inteface era outra. Se não me engano na execução usava o tema Metal e no desenvolmento o tema Window.
Cordialmente;

Claupers

ViniGodoy

Null layout também significa dizer: “Não quero um layout manager”.

Nesse caso, ele tem o comportamento de dimensionar os componentes pelas coordenadas, e não por políticas de layout. E faz isso usando as diretivas que o entaglement já explicou.

Por isso, quando o pessoal explicou sobre usar layout managers, não estava se referindo ao null layout. :wink:

Criado 7 de outubro de 2009
Ultima resposta 23 de out. de 2009
Respostas 9
Participantes 6