[b]Fala galera, gostaria de tirar uma dúvida de iniciante…
Para que meu programa abra da maneira correta sem distorcer e aumentar os componentes em diferentes resoluções, vocês aconselham a fazer como em design pra web, onde geralmente a gente encaixa tudo em 800x600 ?
Não sei se consegui ser claro… É a respeito do tamanho das janelas e componentes da aplicação.
Depende da sua aplicação, mas normalmente falando em aplicação desktop eu travo o tamanho da janela para não aumentar.
ViniGodoy
Se seu programa é desktop, eu aconselho que você use os layout managers corretamente e permita que seu usuário redimensione as janelas a seu bel prazer, como é comum em qualquer aplicação desktop.
Caso você realmente precise de uma janela fixa (como no caso de um jogo), aí sim, use a dica do colega acima. Defina uma resolução (ou resoluções proporcionais) e então fixe a janela nesse tamanho.
Mas uma coisa que não dá certo é tratar uma aplicação desktop como se fosse uma aplicação web. Embora a web esteja se aproximando do desktop, o usuário ainda tolera muito mais coisas quando está dentro de um browser, que não tolerará no desktop.
T
thingol
Eu em particular odeio que as pessoas façam as telas como se todo mundo tivesse resolução 800 x 600. Eu normalmente deixo meu monitor em 1280 x 1024 (desktop) ou 1280 x 800 (notebook) e as malditas telas dos web sites apresentam letras muito pequenas, que só funcionam bem em 800 x 600.
ronaldoo
[b]Pois é, muito obrigado galera, mas estou tendo problemas no desenvolvimento com o NetBeans…
Quando maximiza a janela por exemplo os componentes se esticam todos… Acredito que ainda não sei usar bem os recursos dele, não é? (posso ficar tranquilo que no futuro conseguirei fazer tudo certo como quero usando o NetBeans? hEhEHe…)