eu tenho um livro q ensina a fazer isso aki…
chama “A arte do java” - Herbert Shildt e James Holmes - editora Campus
ele ensina isso logo no 1o capitulo… chama analisador sintatico de expressao descendente recursivo
hahahahah moh piraçao
espero ter ajudado
abraço
guilaaf
Valeu, Renato.
Eu não conhecia este livro, mas vou procurar. Eu estava com preguiça de desenvolver esta solução e pensei que uma coisa tão prática já deveria ter uma solução open source.
O Jasper Reports implementa uma funcionalidade assim. A gente pode definir uma expressão matemática utilizando os FIELDs e PARAMETERs para imprimir no relatório (se bem que isso deve existir em qualquer ferramenta de relatório). Mas eu não tive paciência ainda pra catar isso no código fonte. Amanhã eu faço isso…
Guilherme Lima
Lucas_Teixeira
guilaaf:
Valeu, Renato.
Eu não conhecia este livro, mas vou procurar. Eu estava com preguiça de desenvolver esta solução e pensei que uma coisa tão prática já deveria ter uma solução open source.
O Jasper Reports implementa uma funcionalidade assim. A gente pode definir uma expressão matemática utilizando os FIELDs e PARAMETERs para imprimir no relatório (se bem que isso deve existir em qualquer ferramenta de relatório). Mas eu não tive paciência ainda pra catar isso no código fonte. Amanhã eu faço isso…
Boa Lucas,
nos meus primeiros testes, a impressão sobre esta api foi muito boa.
mandou bem…
Abraços
Wanderson
guilaaf
Valeu mesmo, Lucas!
Eu sabia que devia existir alguma API assim! Isso vai ajudar muito no projeto que estou desenvolvendo!
Obrigado!
Guilherme Lima
kuchma
As linguagens de scripts (parece que a poeira baixou um pouco), como Groovy, devem fazer isso com o peh-nas-costas. Procure por “eval” ou termos relacionados.
No developerWorks da IBM tem inclusive uma serie de artigos sobre essas linguagens (alt.lang.jre).
Meu caro me desculpa a ignorancia, e sei que deve se tratar de algo básico, mas não estou conseguindo fazer minha classe reconhecer o pacote, estou fazendo assim:
criei uma pasta:
Projetos/com/primalworld/math = a classe do pacote MathEvaluator
depois criei a pasta:
Projetos/tentando/math/com = coloquei a minha classe, código a baixo…
Mas qdo compilo dá o erro:
Expressao.java:23: package com.primalworld.math does not exist
com.primalworld.math.MathEvaluator m = new com.primalworld.math.MathEvaluator("-5-6/(-2) + sqr(15+x)");
Desde já te agradeço.
V
vsouza
Meu caro agora sei que o problema está com configuração de ambiente, me dá uma ajuda pfavor, já li uns 2 tutoriais e não peguei o erro:
Minha arvore está assim:
/projetos (diretorio raiz dos projetos, este fica dentro do meu home)
/projetos/com/primalworld/math/ (fica o meval.jar)
/projetos/meu/br/ (fica a classe que utiliza o classe math…
(informo onde está o .jar):
Na
CLASSPATH = %CLASSPATH%:home/misterx/projetos/com/primalworld/math/meval.jar
Também informo o diretorio raiz dos meus projetos:
CLASSPATH = %CLASSPATH%:home/misterx/projetos/