Opa e ae Galera!!
Primeiro Tópico meu, de mtos q virão!! ashuashusah
é o seguinte, estou fazendo um trabalho de escola, na qual tenho que construir um sistema pra uma escola!
o sitema etá qse pronto, ja cadastra lista, atualiza e apaga os cadastros e ate emite um boletim em pdf… ashusahsa
Mas eu garrei na parte de administrar as turmas!!
Eu queria algo do tipo:
Listar todos os alunos da escola numa Jtable(isso consigo) com um checkbox na frente!
e os alunos selecionados se tornariam uma nova turma!
Mas travei o meu raciocínio, de como irei identificar cada aluno com esses check box!!
Qualquer ajuda Agradeço!!!
Abraxx!
Programas: MySql e Eclipse Galileo
http://rodrigobrito.hd1.com.br/aluno.jpg
seu programa é java se? java ee?
Se for aplicação p/ web eu posso te ajudar!
o Value ou ID do checkbox tem que receber o id do usuario. em java pra web, usando .jsp veja como ficaria:
|
sendo rsEmpresa o Result Set de uma consulta ao banco! =]
Tente ver como isso fiac na sua aplicação parcero!
se fosse em web seria fácil d+
mas em java um check box naum tem valor nem id, tem apenas o nome de sua declaração!!
isso garra!!
é aplicação gráfica!
Abraxx mano!!
Estranho, agora fiquei curioso em como relacionar o Jcheckbox com o usuário!
Se bem me lembro, o conjunto de checkbox tem que pertencer a um grupo de checkbox.
Deve haver uma maneira de pegar todos os checkbox atravez desse grupo.
não liga não, sou iniciante e só quero aprender e tentar ajuda! att
Eskenta naum! tamo junto!! ashhusas 
ja pensou em algo com vetores?
abraç
se falar merda maus aew sou inciante…
a minha principal dificuldade é em identificar varios checkbox ao mesmo tempo!! idependente da quantidade… itendeu?
algum eskema com while ou for e talvez vetores!!!
abraxx galera…
vlw pelos coments
e com list de alunos ja pensou?
list? como assim?
nunca mexi com isso naum!!
cara, list é “tipo um vetor” (definição escrota xD) que só armazena objetos de um tipo… pelo menos é esse que voce usaria para alunos… eu ja posto um codigo aqui só vou jantar…
abraço
ps: é sem limites, ou seja, vai aumentando conforme o tempo de execução, em que voce adiciona alunos.
isso deve me ajudar pra caramba!
Esperando aki 
eu tava fazendo um programinha de conta corrente, só ora testar algumas coisas, e uma das coisas envolve list, que é, no caso, a conta corrente tem extratos. Mas, como sao varios extratos, cabe uma List ai, pois podem surgir extrato em tempo de execução. Ai vai o codigo demonstrando utilização de List:
List<Extrato> extratos; // < assim vc declara uma
//para inicializar-> extratos = new ArrayList<Extrato>();
extrato é a classe do objeto que voce quer armazenar.
assim eu fiz pra declarar e inicializar, agora, para adicionar extratos, é só usar um metodo da propria classe:
public void addExtrato(Extrato extrato){
extratos.add(extrato);
}
//agora, aquela list que tinha tamanho 0, tem agora tamanho 1 com o objeto extrato passado como parametro naquele metodo
existem outros metodos como pra mostrar o tamanho, para deletar um objeto da list, para achar o indice de um objeto x na list, etc.
To meio sem tempo, entao da uma pesquisada rapida e vc acha.
agora, pra relacionar cada checkbox com um elemento da list, ai é com voce 
abraços.
ps: se eu falei algo errado me corrijam, mas acho q é isso ai msm…
vlw pela dica! mas vou dar umas pesquisadas aki!! e ver o que acho!
Vlw!! abrazz ae
Qual a diferença de List pra ArrayList?
A dica é bem boa, armazenar todos os JCheckBox dentro de um ArrayList do tipo Aluno, ou do tipo string que armazena o nome do checkbox. ai depois voce percorre o arraylist ou list para pegar os valores armazenado em cada posição.
a grande vantagem de se utilizar o arraylist é que ele é de tamanho inderterminado, ele segue o padrão da estrutura de dados, como pilha, fila e por ai vai. que aumentam de tamanho conforme a necessidade!
Nesse caso, no sistema você não vai saber quantos alunos estao cadastrados no momento. muito útil!
Conseguiu resolver? att
Eu bani o Defalt Table Model do meu projeto, Implementei o Abstract Table model… deu trabalho mas ficou bom
nem precisei do combo box…
eu usei os metodos para retornarem o indice das linhas selecionadas e colokei num ArrayList e por fim colokei botes com as opções de formação de turma
Ficou bom!!
Vlw pela ajuda galera