Pessoal,
estou tendo problemas usando Netbeans 6.1 em ingles + Ubuntu 8.04 em ingles para colocar aspas duplas:
1 - não gostaria de ter que apertar alt + shift + aspas para poder usar as aspas duplas
2 - TODOS os outros programas que não rodam JVM estão funcionando muito bem com esses caracteres
3 - Não adianta mudar a codificaçao do projeto, continua a mesma coisa.
acho que o problema é na JVM mas n tenho certeza. Alguem tem alguma ideia de como solucionar este defeito?
AgradeÇo,
Vinicius.
Você pode mudar para a versão 6.0 update 10, última versão beta que está no site? Parece que eles andaram corrigindo alguns desses problemas, se não todos.
http://download.java.net/jdk6/binaries/
Pois é, eu uso essa versão!
Alguma outra ideia?
Att,
Vinicius
[quote=thingol]Você pode mudar para a versão 6.0 update 10, última versão beta que está no site? Parece que eles andaram corrigindo alguns desses problemas, se não todos.
http://download.java.net/jdk6/binaries/
[/quote]
O amigo tinha razão, eu havia baixado o update 10 mas o netbeans não está usando ele, vou reconfigurar e retorno.
Att,
Vinicius
Nada feito, removi o update 6 e instalei o update 10… continua a mesma coisa…sem acentos ou ç…
Alguma ideia nova?
Att,
Vinicius
submeta um report de erro para a Sun ou o Netbeans. Esse erro ocorre para qualquer aplicação Java, ou é só para o Netbeans?
Sun -> http://bugs.sun.com
Netbeans -> http://www.netbeans.org/issues/
Você esta com o suporte a idiomas do ubuntu instalado?
wmontoza > Opa, tem um traço no idioma portugues, mas o porque que as outras aplicações funcionam ok?
thingol > Sim, para todas as apps java (quer dizer, testei só com iReports).
Att,
Vinicius
Nenhuma ideia a mais??
e se eu foçar a JVM a usar o locale pt_BR? dá pra fazer isso? alguem sabe como?
Att,
Vinicius
Resolvi…
olha que besteira:
bastou executar o netbeans com “gksudo” (sudo gráfico do gnome)…
Att,
Vinicius
Pessoal também tenho este problema no WindowsXP. Como resolver no XP?
Obrigado!
[quote=luciano.coan]Pessoal também tenho este problema no WindowsXP. Como resolver no XP?
Obrigado![/quote]
Iniciar -> painel de controle -> Opções regionais -> Aba lingua -> clicar em details, insira o seu correspondente teclado e remova todos os outros. -> clicar em ok e pronto!
Acho que me expressei mal.
Meu problema ocorre quando abro o netbeans. Qualquer caractere especial que por ventura haja no arquivo aparece como abaixo:
"Cabeçalho: " fica
"Cabeçalho: "
Então eu acerto ítem por ítem. Salvo o arquivo, fecho o Netbeans e ao abrí-lo o problema aparece novamente.
Alguém saberia porque isso ocorre?
Verifique qual enconding o NetBeans esta usando para editar o arquivo.
[quote=luciano.coan]Acho que me expressei mal.
Meu problema ocorre quando abro o netbeans. Qualquer caractere especial que por ventura haja no arquivo aparece como abaixo:
"Cabeçalho: " fica
"Cabeçalho: "
Então eu acerto ítem por ítem. Salvo o arquivo, fecho o Netbeans e ao abrí-lo o problema aparece novamente.
Alguém saberia porque isso ocorre?[/quote]
No seu projeto, clique com o botão direito em cima do seu projeto e em ‘encoding’ selecione o encodig que desejar, no meu caso tá UTF-8 e coloco acentuação normalmente.
PS: O netbeans no windows é muiiiiiiiiiiiiiitooooooo lento, no linux abro 5 vezes mais rápido.
Realmente pra abrir é um saco…
O meu Netbeans já tá usando UTF-8 como encoding.
Reparei que o problema só ocorre caso eu abra o netbeans com os arquivos sendo exibidos nas abas. Caso eu feche as abas, salve o projeto, fechar e abrir o netbeans, e abrir as abas com os códigos fonte, o problema não ocorre. Os caracteres especiais não são substituídos por esses códigos doidos…
deve ser um bug do netbeans…
[quote=luciano.coan]Realmente pra abrir é um saco…
O meu Netbeans já tá usando UTF-8 como encoding.
Reparei que o problema só ocorre caso eu abra o netbeans com os arquivos sendo exibidos nas abas. Caso eu feche as abas, salve o projeto, fechar e abrir o netbeans, e abrir as abas com os códigos fonte, o problema não ocorre. Os caracteres especiais não são substituídos por esses códigos doidos…
deve ser um bug do netbeans…[/quote]
Provalvelmente os arquivos fontes foram escritos em outro encoding ou no eclipse…