[RESOLVIDO]ActionListener em JButton dinamico

Bom dia Galera!

Pessoal tenho um pequeno projeto para uso didático que venho desenvolvendo e apreendendo. é um programa para guardar informações de um jogo que eu jogo a alguns anos e onde possuo diversos personagens em diversas contas.
Em sua Tela Principal possuo 13 JButtons, 12 deles distribuidos em cada uma das 12 classes existentes no jogo e, ao clicar, buscam em meu banco de dados (PostgreSQL) os Personagens que possuo para a classe determinada. O 13° JButton busca todos os Personagens do Banco.
De que forma ele me retorna os dados? JList? JTable? … Não não… Eu fiz um JPanel e coloquei com um while para que a cada dado ( Personagem ) que ele encontre no banco de dados e que corresponda a pesquisa seja criado dentro desse JPanel 1 novo JButton contendo no setName(“A classe do personagem”), no setIcon(“O ícone correspondente aquela classe”) e no setText(“o nome do Personagem”)… até ai estava tudo lindo.

“Aff cliquei pra enviar sem querer kkkk por isso estou editando” continuando…

Então gente, eu preciso criar uma “Ação” para esses JButtons que foram criados no JPnael após a pesquisa. eu só não sei como fazê-lo. Estou com duvida se crio o ActionListener e o ActionPerformed em uma classe separada ou como vou implementar eles em botões que “podem ou não existir”.
É isso galera, fico no aguardo, Obrigadop.

Ae galera, consegui aqui. Faltava era um pouco + de leitura mesmo. mas estou com outro problema.
Olha, esses JButtons criados no JPanel estão com a seguinte Borda. e onde está escrito “nome” é uma String que busca o nome do personagem no banco e a coloca como tittle do da Borda.

j.setBorder(javax.swing.BorderFactory.createTitledBorder(javax.swing.BorderFactory.createEmptyBorder(1, 1, 5, 1),nome, javax.swing.border.TitledBorder.CENTER, javax.swing.border.TitledBorder.BELOW_BOTTOM, new java.awt.Font("Tahoma", 1, 12)));

Estou tentando.buscar o titulo com um get da seguinte maneira:

getBorder(BorderFactory.createTitledBorder(getTitle(nome)));

Obviamente está errado, senão eu estaria conseguindo neh… alguém sabe o caminho correto? to meio perdido…

aaa… já resolvi também, vlw ae…