[Resolvido]Ajuda com Diretório

9 respostas
C

Pessoal,
Como faço no java para mostrar o caminho de uma pasta de dentro do projeto ex:

public void LoadImage(String url){

Image img = this.getToolKit().CreateImage(url);
  jLabel.setIcon(New ImageIcon(img));
}

Aqui carrega a imagem do arquivo.

loadImage("c:\exemplo.jpg");

O problema que a pasta onde fica as imagem não pode ficar no c: e sim dentro da pasta do meu projeto
NetBeansProjects\Sistema\imagens

no excel uso this.WorkbookPath \imagens, ou seja, ele já inicia a procura de dentro da pasta do projeto.

Como faço isso no netbeans? ( a minha preocupação é apenas de que, quando eu mover o meu projeto para outro micro, não precisar ficar movendo pastas.

9 Respostas

drsmachado
File diretorio = new File(".");
A

Pode ser mais claro?

C

Acho que não ficou claro,

Minha pasta com as imagens está dentro da pasta do meu projeto.
ao invés de colocar
LoadImage(c:\Users\Caio Fernando\Documents\NetBeansProjects\Sistema\Imagens\Exemplo.jpg");

Gostaria de saber se o java tem como já indicar que a minha pasta Imagens está dentro da pasta Sistema que é meu projeto,sem precisar colocar todo o caminho, pois isso quando eu mudar o projeto de micro não será mais esse URL, deu pra entender?

C

Seria isso?

File file = new File("/imagens/exemplo.jpg");
drsmachado

CaioNascimento:
Seria isso?

Não

File file = new File(".\imagens\exemplo.jpg");
nel

CaioNascimento:
Seria isso?

Faça isso em seu código:

String dir = System.getProperty("user.dir"); System.out.println(dir);

E um conselho, sempre que for separar diretórios, “conf/images” use o File.separator, ok?
Se separar os diretórios na mão, podes ter problema :slight_smile:

Abraços.

A

CaioNascimento:
Acho que não ficou claro,

Minha pasta com as imagens está dentro da pasta do meu projeto.
ao invés de colocar
LoadImage(c:\Users\Caio Fernando\Documents\NetBeansProjects\Sistema\Imagens\Exemplo.jpg");

Gostaria de saber se o java tem como já indicar que a minha pasta Imagens está dentro da pasta Sistema que é meu projeto,sem precisar colocar todo o caminho, pois isso quando eu mudar o projeto de micro não será mais esse URL, deu pra entender?

String diretorioDasImagens = System.getProperty("user.dir") + File.separator + "Imagens";
C

Tks!

Deu certo!

ViniGodoy

Se são arquivos do projeto, e não do usuário, o ideal é usar o getClass().getResource("/imagens/exemplo.jpg"). Note que o /imagens deverá estar na raiz do seu classpath, junto aos seus sources.

A vantagem dessa abordagem é que, depois que você gerar um .jar da sua aplicação, as imagens do projeto poderão estar dentro desse .jar.

Criado 27 de junho de 2011
Ultima resposta 27 de jun. de 2011
Respostas 9
Participantes 5