[RESOLVIDO] Ajuda para criação de um catalogo de Fotos

Boa Tarde

Bom sou iniciante e acho que uma das minhas dificuldades é tb saber o que perguntar, só quero que saibam que procurei na Internet antes de vir aqui, bom o caso é o seguinte,são dois problemas:
1- eu criei jForm , e nele coloquei um botão qualquer pra chamar uma foto, eu coloquei um jLabel e atribui o seguinte código para a ação do botão (Uso o NetBeans 7.2.1)

labelcentro.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/testeimagem/imagem/eupequeno.jpg"))); labelcentro.setText(null);
O meu Problema é que queria saber se tem como eu manipular o tamanho dela pelo Java, que redimensione.

2 - queria saber como faço pra passar uma string de localização por parâmetro já que o método é protegido e não pode ser alterado, pretendia criar uma caixa onde o
usuário fosse adicionando fotos e o endereço fosse carregando na list e depois eu guardaria ela num banco de dados, mais minha duvida é como manipulo esse endereço do método getResource()

Opa tudo bem como vai intao cara para redimensionar a imagen eu uso assim

int altura = 500; //aki vc pode colocar a altura do seu label int largura = 500; //e tanbem pode fazer um if para fazer redimensionar com escala ImageIcon imagem = new ImageIcon("C:\\Users\\Public\\Pictures\\Sample Pictures\\Koala.jpg");// sobre o caminho pode usar o filechoose Image redimensionadora = imagem.getImage().getScaledInstance(largura, altura, Image.SCALE_DEFAULT); imagem = new ImageIcon(redimensionadora); JLabel lab = new JLabel(); lab.setIcon(imagem); lab.setBounds(1, 1, largura, altura);

Não fico muito bem explicado intão é assim nessa parte

JLabel lab = new JLabel(); lab.setIcon(imagem); lab.setBounds(1, 1, largura, altura)

Você não precisa faze necessariamente pois se você já tiver um jlabel criado é só fazer assim

Como comentei no resposta anterior eu faço assim :

[code]JFileChooser fileChooser = new JFileChooser();
fileChooser.setFileSelectionMode(JFileChooser.FILES_AND_DIRECTORIES);//aqui explica que pode navegar tanto por diretórios ou ficheiros
fileChooser.setDialogTitle(“Selecione um local”);// titulo da tela no teu caso pode ser selecione uma imagem
String caminho;// aqui a string que vai receber o caminho

if (fileChooser.showSaveDialog(fileChooser) != JFileChooser.CANCEL_OPTION) {// esse parte e se o cara nao clicou em cancelar
        caminho = fileChooser.getSelectedFile().getAbsolutePath();// aqui ele pega o caminho do arquivo

}[/code]

e desculpa qualquer erro que pode ter pois so iniciante vlw.

Muito Obrigado wilken, era isso que eu precisava!

Que isso cara se eu souber sempre vo ajudar eu uso assim não sei se tem alguma forma mais eficiente talvez alguém que tenha mais conhecimento mostre um solução melhor vlw.