[RESOLVIDO] Ajuda programa com vetores

3 respostas
M

Pessoal, boa noite! Estou no segundo semestre de Sistemas de Informação. Sou novo por aqui acabei de me cadastrar pois estou aprendendo Java mas sem a parte gráfica, e tenho algumas dúvidas e acho que por aqui podem me ajudar. Tenho conhecimento da linguagem C, mas aprendi vetores apenas agora na linguagem Java e estou com um pouco de dificuldade em alguns exercícios.. Vcs podem me ajudar? Eu fiz aqui mas não deu certo.

Exercício 1

Faça um programa que receba um número inteiro N (maior que 0) e exiba a sequência de números resultantes a partir da seguinte regra: se N for ímpar, multiplicar N por 3 e somar 1; se N for par, dividir N por 2. O número obtido é um novo N. Este procedimento deverá ser repetido até que N seja igual a 1. Exemplo: N = 17  sequência gerada: 52, 26, 13, 40, 20, 10, 5, 16, 8, 4, 2, 1. Deverá ser criada uma função, que receberá N como parâmetro e exibirá toda a sequência.

Eu fiz esse aqui mas não rodou .. Alguém ai pode me ajudar a entender o que fiz de errado ?

package rotinas_16_8;

import java.util.*;

public class Exercicio1 {

public static void main(String[] args) {
		int n;
		Scanner ent = new Scanner (System.in);

do {
			System.out.print("Digite um valor maior que 0: ");
			n = ent.nextInt();			
		} while (n <= 0);

System.out.println("Resultado: " + novoNumero (n));

}

public static int novoNumero (int x) {
		int i = 0;
		int[] nros = new int [15];
		while (x != 1){
			if (x % 2 == 0){
				x = (x / 2);
			}
			else{
				x = ((x * 3) + 1);
			}
			nros [i] = x;
			i++;
		}
			return nros [15];
	}
}

3 Respostas

romarcio

Já que você é novo no forum, seja bem vindo.
Quando postamos código aqui, usamos a tag CODE para que o código fique mais legivel, assim:public static void main(String[] args){...}

Para fazer isso, edite seu post e coloque o código dentro da tag CODE, tem um botão chamado Code no editor de texto, use ele.

romarcio