Se for trabalhar web aprenda javascript…
Mas quando eu falo aprender javascript é estudar mesmo, conheçer a linguagem…
A maioria das pessoas que trabalham com javascript, usam na força bruta. Ou seja, programam em javascript como se estivessem trabalhando com java, e alguns detalhes que são diferentes, nao sao levados em consideraçao. O resultado disso é que não funciona direito e o cara passa raiva tentando descobrir o que tá acontecendo e acaba falando que javascript é uma mercadoria
Então, para não passar raiva, aprenda javascript… E leve em consideração que Internet Explorer e Firefox são browsers diferentes com APIs diferentes 
Hoje, se eu tivesse que aprender outra linguagem aprenderia o Ruby (na verdade já até andei estudando, mas não sou expert)…
Aprenda Groovy também…
No final das contas, acho que … se vc tiver bases sólidas de programaçao… e entender os conceitos, mesmo se nao existir na sua linguagem favorita, como closures que nao existe em java mas existe em outra linguagem…
Se voce conhecer bem… aprender outra linguagem é trivial… o problema é aprender a API da linguagem, ou frameworks como no caso do java…
Se tratando de Ruby… o momento agora é Ruby on Rails…
E o groovy tem o Grails… mas o groovy tem outras APIs bastante interessantes também…