[RESOLVIDO] API Matemática

6 respostas
AITech_IX

Olá pessoal, bom dia!

Vocês tem conhecimento se o suporte para matemática do Java é bom?
Quero dizer, preciso inverter, transpor e muitiplicar matrizes e vetores, mas não necessariamente ter que criar uma rotina para isso. É possível?

Obrigadao pela ajuda!

6 Respostas

A

Olá, não sou nenhum especialista em matemática, mas se quiser trabalhar com matemática no java recomendo usar o BigDecimal , é um pouco trabalhoso , mas tem precisão e sempre obtive o que precisava.

E creio tb que venha depender de que como aplicará a lógica. qq coisa mostre um exemplo mais especifico.

ViniGodoy

O java não tem classes prontas para matrizes e vetores. Talvez você encontre isso numa API de terceiros.

O BigDecimal é bom se você precisar de cálculos muitíssimo precisos, mas a performance dele é péssima. Sem falar que a usabilidade dele deixa muito a desejar (fato que seria muito melhorado se o pessoal da Oracle não for tão cabeça dura quanto o da Sun, e incluir logo a sobrecarga de operadores na linguagem).

AITech_IX

Obrigado pela resposta…

Bem, mas pelo que você disso, é possível encontrar de terceiros ou eu mesmo fazer a minha…No caso de eu escolher construir uma, crio classes é as coloco dentro de um package? É isso? Depois importo o package?

Obrigado!

ViniGodoy

Isso mesmo. Você pode ver uma implementação de classes de vetores aqui no meu site (no final do artigo tem implementações para C++, Java e C#):
O uso de vetores nos jogos

Estou para escrever uns artigos sobre matrizes e transformações, quaternios e física newtoniana básica, mas por enquanto ainda não tive tempo.

AITech_IX

Ok!!! Muito obrigado pelos esclarecimentos!!! :smiley:

Assim que eu criar a minha, eu disponibilizarei para o pessoal no blog!

abs

Alexandre_Saudate

http://commons.apache.org/math/

[]´s

Criado 27 de agosto de 2010
Ultima resposta 27 de ago. de 2010
Respostas 6
Participantes 4