[RESOLVIDO] Aplicação comercial

8 respostas
C

Pessoal, boa tarde!

Sou novo no forum… Sou programador há uns 18 anos, porém novo em Java. Estou começando a estudar a linguagem e estou gostando muito.

Gostaria de saber se devo utilizar J2SE para fazer aplicativos para rodar no desktop, por exemplo cadastros de clientes, fornecedores etc…

Tô meio perdido… minha intenção é apenas criar aplicativos comerciais em um primeiro momento… nada para web…

Alguém poderia me ajudar dizendo o que devo baixar/instalar,

pretendo usar banco de dados MySQL.

Desde já agradeço a atenção.

Um Abraço.
Cristiano

8 Respostas

drsmachado

Além do MySQL, o driver do mysql (connector/J, disponível no site do mysql), uma IDE (para swing eu prefiro o Netbeans).

L

As opções gráficas do Netbeans são melhores que a do Eclipse. Tem mais opções de clicar e arrastar.

Adelar

Para iniciar o melhor mesmo é o Netbeans. Ele provê as ferramentas para o desenvolvimento que você irá precisar, inclusive para JEE.

Pode ser que com o tempo você encontre a IDE que mais se encaixa com suas necessidades (Netbeans, Eclipse, Intellij IDEA, etc).

[]'s

anderson.brasil

Além do que já te passaram, veja também Java Web Start.

Que basicamente se baseia em disponibilizar aplicativos desktop via web, sem se preocupar com as atualizações das versões dos clientes.

C

Boa noite pessoal,

quero agradeçer pela atenção de todos, primeiramente.

Olá só: Eu estou completamente perdido… não sei o que devo instalar J2SE, J2EE, Netbeans, j2não-sei-o-que… hehehehe
Minha necessidade é: Desenvolver um aplicativo comercial utilizando Java com banco de dados mySQL e com relatórios.

O que eu (como programador) preciso instalar para conseguir estudar e desenvolver esse projeto ?

Fiquem a vontade para me corrigir, agradeço.

Novamente, muito obrigado pela ajuda e pela paciência tbm…

Um Abraço.
Cristiano

drsmachado

Instale a versão mais nova da JDK (acredito que seja 1.6.XXX) e a versão 7 do netbeans (completa, pois, provavelmente, logo irá se interessar por java web). Instale também uma versão estável do iReport, para gerar relatórios.
MySQL acredito que já tenha, então fica susse.
Sugiro ler sobre hibernate e utilizá-lo.

nel

Bom dia!

Além dos conselhos do drsmachado, que eu concordo, diria para desde o inicio utilizar Design Patterns e procure ler sobre MVC (caso não conheça). É muito importante que programe utilizando-se de camadas, separando bem as funções de seu sitema, como separar a camada referente a View da consulta a banco, por exemplo.

Uma sugestão minha também, é ler sobre Exceptions, pois seus tratamentos são fundamentais. Afinal, não quer que ocorra um erro em seu software e você não faça nem idéia do que se trata, ou pior, “estourar” isso no cliente não é?

Bom, de resto, o pessoal do GUJ é muito atencioso e qualquer dúvida, só postar.
Abraços e bons estudos.

P.s: com 18 anos de exp. em programação, duvido que terá problemas com o Java :slight_smile:

C

Bom dia pessoal,

Legal… Assim, com o apoio de vocês, fica mais fácil de saber o que estudar e o que utilizar…

Quero agradeçer a atenção e a ajuda de vocês… Foram de grande valia para minha nova jornada.

Muito Obrigado.

Um Abraço.
Cristiano

Criado 24 de maio de 2011
Ultima resposta 25 de mai. de 2011
Respostas 8
Participantes 6