Sou novato em programação, e estou começando a aprender a linguagem Java, na qual estou dormindo e acordando pensando no Java…
Acontece que “vou” desenvolver um software que irá funcionar como um gerenciador de uma Pizzaria.
Este software irá realizar o controle de estoque dos produtos e também irá me dizer o quanto estarei gastando para fazer uma determinada pizza, ele também irá realizar o cadastro dos clientes, gostaria de fazer um sistema que quando o cliente ligasse no meu estabelecimento, o sistema já me informasse o endereço daquele número de telefone (caso o mesmo já esteja cadastrado em meu banco de dados)…depois vou aprimorando rs.
além do “Google” rs, irei utilizar o livro: Java - Como Programar 8ª edição, como fonte de consulta e estudo.
Vocês recomendam o livro Head first Java? ou mais algum que possa me ajudar?
A minha “primeira pergunta” é: em qual aplicação eu desenvolvo? Desktop ou WEB?
mais uma pergunta, se o programa fosse feito em WEB, e desse algum problema e a pizzaria ficasse sem conexão com a internet, impediria o funcionamento do software ou funcionaria por um servidor do tipo Apache?
A vantagem de ser Desktop seria essa?
mais uma pergunta, se o programa fosse feito em WEB, e desse algum problema e a pizzaria ficasse sem conexão com a internet, impediria o funcionamento do software ou funcionaria por um servidor do tipo Apache?
A vantagem de ser Desktop seria essa?[/quote]
Não precisa de internet se não houver essa necessidade. Aplicação web se divide entre internet e intranet (rodando no servidor web da empresa).
Sobre desktop ou web depende dos requisitos do módulo.
Como o amigo javaflex disse, a questão de optar por desktop não é por causa da conexão e sim da complexidade que é montar uma infraestrutura para usar uma aplicação web.
Seria o mesmo que usar um canhão para matar uma mosca
[quote=mauricioadl]Como o amigo javaflex disse, a questão de optar por desktop não é por causa da conexão e sim da complexidade que é montar uma infraestrutura para usar uma aplicação web.
Seria o mesmo que usar um canhão para matar uma mosca
[]'s[/quote]
rsrsrrs a expressão "Seria o mesmo que usar um canhão para matar uma mosca " foi ótima rs.
Obrigado pela paciência em responder esse meu humilde tópico!
vou precisar muito da ajuda de vocês, mestres em Java.
A vantagem de ser Desktop seria essa?[/quote]
Não precisa de internet se não houver essa necessidade. Aplicação web se divide entre internet e intranet (rodando no servidor web da empresa).
Sobre desktop ou web depende dos requisitos do módulo.[/quote]
hummmmm… entendi!!
ontem eu desenhei num papel o esboço do sistema, para não me perder quando for começar a fazer as classes e seus atributos, só que agora estou tendo um outro problema(você vai rir) é que não sei como começar ou por onde começar… parece que tem uma parede no meu Cérebro rs… é como começar a escrever um livro e não saber como começar entende?
[quote=Luiz Augusto Prado]Eu faria para web mesmo.
quer um exemplo?[/quote]
Opa, Luiz…Obrigado!!
mas acho que se eu for fazer em WEB será mais complexo pelo fato de eu estar começando no Java. Ainda estou tentando dar o Start no meu projeto … está difícil viu =/, não sei quantas classes precisarei ter, tenho várias dúvidas, preciso ler mais… muito mais!!
[quote=Paulomv]
Opa, Luiz…Obrigado!!
mas acho que se eu for fazer em WEB será mais complexo pelo fato de eu estar começando no Java. Ainda estou tentando dar o Start no meu projeto … está difícil viu =/, não sei quantas classes precisarei ter, tenho várias dúvidas, preciso ler mais… muito mais!!
obrigado pela ajuda, é muito importante.[/quote]
Tem 2 exemplo bem simplezinhos que fiz aqui usando hibernate e MySQL e outro salvando em arquivos (sem banco de dados e sem hibernate - Java cru) :
Tem outro usuário que costuma postar uns materiais bacanas: Herbert Coelho. Tenho certeza de que se mandar uma MP perguntando pra ele ele mostra onde postou.
[quote=Paulomv][quote=Luiz Augusto Prado]Eu faria para web mesmo.
quer um exemplo?[/quote]
Opa, Luiz…Obrigado!!
Esse projeto é mais para aprendizado ou tem cliente que está cobrando pra voce estar preocupado com tempo de fazer web? Pelo que já falaram e mesmo com o pouco do que você descreveu sobre o projeto o ideal é web mesmo, e caso algum modulo necessite ser desktop voce implementa separado. Se tua ideia é fazer algo à vera e não tiver cliente, arrume algum senão o projeto não vai dar certo sem ter alguma base real para analisar o negocio e cliente.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Paulomv]
Opa, Luiz…Obrigado!!
Tem 2 exemplo bem simplezinhos que fiz aqui usando hibernate e MySQL e outro salvando em arquivos (sem banco de dados e sem hibernate - Java cru) :
Tem outro usuário que costuma postar uns materiais bacanas: Herbert Coelho. Tenho certeza de que se mandar uma MP perguntando pra ele ele mostra onde postou.
Sucesso em seus estudos! [/quote]
Bom dia, Luiz!!
obrigado mais uma vez pela ajuda, salvei os dois exemplos, e com certeza irá ser útil!!
[quote=javaflex][quote=Paulomv][quote=Luiz Augusto Prado]Eu faria para web mesmo.
quer um exemplo?[/quote]
Opa, Luiz…Obrigado!!
Esse projeto é mais para aprendizado ou tem cliente que está cobrando pra voce estar preocupado com tempo de fazer web? Pelo que já falaram e mesmo com o pouco do que você descreveu sobre o projeto o ideal é web mesmo, e caso algum modulo necessite ser desktop voce implementa separado. Se tua ideia é fazer algo à vera e não tiver cliente, arrume algum senão o projeto não vai dar certo sem ter alguma base real para analisar o negocio e cliente.[/quote]
Então, é para os dois fins, pois um amigo irá inaugurar uma pizzaria, e me pediu uma ajuda sobre qual sistema ele deveria comprar, que por sinal hoje existe milhares…bom, ai eu comecei a fazer uma lista dos requisitos que ele gostaria que o sistema tivesse… dai surgiu a ideia de fazer um software, onde os dois sairiam ganhando, ele por economizar dinheiro, e eu pelo aprendizado e experiência.
Eu faria para desktop, o motivo é meio óbvio mas é difícil de explicar, acho que para a web se tornaria complicado e outras pessoas poderiam ter acesso ao programa, o que é péssimo no meu ponto de vista.
Você deveria começar criando as classes principais, os métodos, mas antes, estudar muito desde java básico à interface gráfica e banco de dados; Boa sorte
Eu faria para desktop, o motivo é meio óbvio mas é difícil de explicar, acho que para a web se tornaria complicado e outras pessoas poderiam ter acesso ao programa, o que é péssimo no meu ponto de vista.
Você deveria começar criando as classes principais, os métodos, mas antes, estudar muito desde java básico à interface gráfica e banco de dados; Boa sorte :D[/quote]
Se o sistema web estiver hospedado em servidor local ou na intranet da pizzaria,não tem porque se preocupar com pessoas acessarem…
e sobre o topico,cara,você tem que fazer na plataforma que você estiver mais acostumado e também a que for melhor para o projeto,no caso o sistema de pizzaria acho melhor desktop mesmo,até porque você quer pegar o numero da ligação e etc .Entretanto ,acho que uma hora você vai ter que se especializar em uma das plataformas…
Você deveria começar criando as classes principais, os métodos, mas antes, estudar muito desde java básico à interface gráfica e banco de dados; Boa sorte :D[/quote]
Se o sistema web estiver hospedado em servidor local ou na intranet da pizzaria,não tem porque se preocupar com pessoas acessarem…
e sobre o topico,cara,você tem que fazer na plataforma que você estiver mais acostumado e também a que for melhor para o projeto,no caso o sistema de pizzaria acho melhor desktop mesmo,até porque você quer pegar o numero da ligação e etc .Entretanto ,acho que uma hora você vai ter que se especializar em uma das plataformas…[/quote]
Exatamente, pensei bastante sobre, e decidi que o sistema será desktop, pelo fato de que estou começando a aprender a linguagem Java e o primeiro passo é ter o conhecimento em plataforma Desktop(J2SE) para depois partir para J2EE.
futuramente, quero trabalhar em plataforma J2EE.
Senhores, novamente agradeço pela ajuda de cada um de vocês!
Eu gostaria de que meu programa mapeasse o endereço de todos os clientes cadastrados em meu banco de dados , e que possa ver na tela como no [color=red]Google Maps[/color], é possível fazer isso? como?
Eu gostaria de que meu programa mapeasse o endereço de todos os clientes cadastrados em meu banco de dados , e que possa ver na tela como no [color=red]Google Maps[/color], é possível fazer isso? como?
;)[/quote]
Brother,se você quer fazer isso ai procura estudar a api do google maps
;)[/quote]
Brother,se você quer fazer isso ai procura estudar a api do google maps