[RESOLVIDO] Arquivo abre no IDE JAVA mas não abre no DOS

6 respostas
R

Pessoal,

Criei um arquivo .jar pelo Netbeans e na hora de executar pelo DOS eu recebo um FileNotFoundException.
Porém IDE ele acha e compila com sucesso.

O arquivo, neste caso, é uma planilha na rede. No código eu aponto para o caminho na rede e funciona.

Obrigado e aguardo.

6 Respostas

peczenyj

posta a exception, se possivel com a StackTrace.

R
Exception in thread main java.io.FileNotFoundException: espelhoPainel2.xls (O sistema não pode encontrar o arquivo especificado)

at java.io.FileInputStream.open0(Native Method)

at java.io.FileInputStream.open(Unknown Source)

at java.io.FileInputStream.(Unknown Source)

at jxl.Workbook.getWorkbook(Workbook.java:213)

at jxl.Workbook.getWorkbook(Workbook.java:198)

at emailsfalhasanomalias.ControleFalhasAnomalias.main(ControleFalhasAnom

alias.java:44)

Esse é o exception do DOS.

TerraSkilll

Que arquivo é esse “espelhoPainel2.xls” ? É algum arquivo que seu programa usa ou gera? Está dentro do jar ou em uma pasta próxima?

Note que, rodando pela IDE, o java pode estar resolvendo corretamente o caminho desse arquivo, mas o mesmo pode não estar acontecendo ao rodar pelo prompt, dependendo do caminho. Ao invés de usar o caminho fixo desse arquivo, experimente passá-lo como parâmetro da execução do seu programa (pegando-o com o String[] args do seu método main).

Abraço.

R

Ola meu amigo!

É um arquivo que o meu programa usa. Ele não está dentro do jar nem em uma pasta próxima. Está em um caminho de rede.

Obrigado, vou tentar.

R

Passei a fazer como você disse TerraSkilll,
Eu testo pelo IDE passando os parâmetros e funciona, mas no DOS acho que estou fazendo errado porque ele não acha o arquivo.

Dei uma pesquisada na internet para montar o .bat ou até mesmo uma execução simples no prompt mas cada um tem uma forma de fazer, acho que o problema é esse agora: “A forma de passar o parâmetro durante a execução”.

Vcs teriam um modelo para montagem do .bat passando os parâmetros? (eu já vi passando parâmetro dentro de " ", com ’ ', sem nada e não funciona, ele não acha o arquivo).

R

Consegui executar pelo DOS, com e sem o .bat.
Verifiquei depois de quebrar a cabeça aqui que o DOS não estava resolvendo um ~ de uma palavra do path de rede onde o caminho estava armazenado.

Logo a solução para este tópico ficou assim:

1 - Exporta o programa desenvolvido através do "Limpar e Construir"
2 - Abre o bloco de notas e digita:
java -jar “Path onde está o .jar\programa.jar” “Path do arquivo referente ao 1º parâmetro” "Path do arquivo referente ao 2º parâmetro"
pause --> Para ver o resultado sem que o DOS feche.
Salva o arquivo com a extensão .bat

OBS: Os parâmetros precisam ser passados entre “aspas”.

Obrigado a todos!

Criado 8 de setembro de 2016
Ultima resposta 9 de set. de 2016
Respostas 6
Participantes 3