[RESOLVIDO]Atualização de Sistema

11 respostas
JoatanGuj

Vamos dizer que eu crie um programa simples:
uma jFrame um jButton e uma jTextField.

Quando eu clico no jButton ele da um “setText” na jTextField e mostra “Olá”;
ok…
vamos dizer que esse era o pedido do cliente.
digamos que o cliente esta usando o sistema e ele da um erro.
como são feitas as atualizações de sistemas via “path de atualização” ou via internet, e como que é enviado o “erro” pro desenvolvedor. tem como fazer isso no java? como?

11 Respostas

nel

Oi!

Acredito que tenha n opções e cabe ao desenvolver decidir qual a melhor opção para o seu caso.
Nunca trabalhei com atualizações nesse formato, portanto, infelizmente não posso lhe ajudar.

Sobre o erro, podes enviar um e-mail. É simples, fácil de programar e resolve seu problema.
Abraços.

JoatanGuj

nel:
Oi!

Acredito que tenha n opções e cabe ao desenvolver decidir qual a melhor opção para o seu caso.
Nunca trabalhei com atualizações nesse formato, portanto, infelizmente não posso lhe ajudar.

Sobre o erro, podes enviar um e-mail. É simples, fácil de programar e resolve seu problema.
Abraços.

poderia citar um exemplo de atualização que você usa? ou usou ou até que você apenas conhece.

outra coisa pode me dar um link ou um codigo que envie o erro pro e-mail?
Agredecido.

FernandoFranzini

*)Atualização
Usamos Java Web Start
*) Notificação de erros
a aplicação é desktop, ou seja, esta sendo executada na estação do usuário.
A estrategia de notificação de erro varia com a politica proprietária da empresa variando de por telefone, email, sistemas de chamados, etc…
É claro que o sistema deve automatizar isso, mas java tem API para varias opções sim…

JoatanGuj

FernandoFranzini:
*)Atualização
Usamos Java Web Start
*) Notificação de erros
A estrategia de notificação de erro varia com a politica proprietária da empresa variando de por telefone, email, sistemas de chamados, etc…
É claro que o sistema deve automatizar isso, mas java tem API para varias opções sim…

Obrigado pela resposta, sem querer ser repetitivo.
pode me dizer um exemplo de uma API que envie pro e-mail xD

FernandoFranzini

JoatanGuj:
FernandoFranzini:
*)Atualização
Usamos Java Web Start
*) Notificação de erros

JavaMail - http://www.oracle.com/technetwork/java/javamail/index.html

Pensando de forma diferente…se seu problema é atualização e auditoria…faça como todo o mundo esta fazendo - Faça WEB = http://fernandofranzini.wordpress.com/2007/08/31/aplicativos-web-com-java/

JoatanGuj

FernandoFranzini:
JoatanGuj:
FernandoFranzini:
*)Atualização
Usamos Java Web Start
*) Notificação de erros

JavaMail - http://www.oracle.com/technetwork/java/javamail/index.html

Pensando de forma diferente…se seu problema é atualização e auditoria…faça como todo o mundo esta fazendo - Faça WEB = http://fernandofranzini.wordpress.com/2007/08/31/aplicativos-web-com-java/

muito obrigado fernando , eu já estava com vontade de partir um pouco pra web tbm ^^

FernandoFranzini

Na web ja temos essas e outras vantagens ha muito tempo!
Levante o cenário, veja os requisitos e avalie a solução na web - todos ganham com isso!

julianolandim

Para enviar os erros e qualquer outro e-mail eu uso uma biblioteca chamada JavaMail de uma pesquisada nessa biblioteca.
Fica simples é so pedir para o seu sistema testar quando clicar no botao e se retornar algum erro voce manda ele para o e-mail usando essa biblioteca.

julianolandim

Sobre a atualização eu faço o seguinte,
Eu desenvolvi um sistema para os representantes de uma empresa fazer as vendas e passar os pedidos, nesse sistema eu controlo as versões no meu banco de dados e quando eu faço alguma alteração eu mudo no meu banco a versão e ai quando o representante vai abrir o programa o sistema compara a versão com a do banco e se for diferente ele abre uma mensagem avisando que tem uma nova versão e um botao para fazer o donwload.
Quando ele clica no botao para download o sistema abre o navegador e começa a baixar a atualização que deixo disponivel no meu servidor.

Eu faço assim mas tem varias maneiras de se fazer isso.

T+

JoatanGuj

muito bom . ^^ ja começei a por em pratica as duas coisas, aprender um pouco mais de Web, Servlets, jSP etc. como tbm ultilizar sua dica e por um campo “versao” dai a partir dai
eu desenvolvo um algoritimo. vou da uma olhada no javamail tbm

FernandoFranzini

Bons estudos :wink:

Criado 8 de setembro de 2011
Ultima resposta 9 de set. de 2011
Respostas 11
Participantes 4