[RESOLVIDO]Banco de dados do Java?

11 respostas
Scorsatto

Boa noite a todos, ouvi dizerem que o Java possui um “proprio banco de dados” isso é verdade?

se sim como funciona.

Caso isso seja real e alguem tenha algum artigo ou tutorial para me indicar fico feliz.

Obrigado.

11 Respostas

S

Conheco banco de dados feito em java… por exemplo H2, JavaDB… mas banco de dados próprio… não tenho conhecimento do assunto…

L

Você se refere a Banco de Dados embarcados?

davidbuzatto

O JavaDB (Derby) é instalado por padrão junto com as versões mais novas do JDK.

[]´s

ViniGodoy

Não, não é verdade.

Existem bancos de dados implementados em java, e que rodam embarcados (sem a necessidade de instalação), mas eles não são parte do Java.
Um exemplo é o HSQLDB: http://hsqldb.org/

O Derby, citado pelo David, vem com o JDK, mas também não é parte do JDK. É só uma implementação simples empurrada pela Oracle.

Scorsatto

Obrigado davidbuzatto e ViniGodoy, como sempre sanando as minhas duvidas,

Aproveitando o topico:

O “JavaDB (Derby)” e o “HSQLDB” são bancos “bons/confiaveis” para aplicativos de pequeno porte? que vão possuir no maximo 5.000 registros?

diego_qmota

Opa… claro que sim.

S

Acho muito interessante o H2, só que tem um problema, o material é todo em inglês… Utilizo-o embarcado, tendo Java instalado na máquina, não precisa
de mais nada… só o jar do H2 é obvio… que irão na pasta ‘lib’. Usei o JavaDB entretanto vi que havia bastante reclamação sobre performance
então dei uma lida no tutorial do H2 e achei interessante…

Scorsatto

Obrigado a todos.

suspiro10 irei dar uma atenção especial para o H2, material em inglês não é problema, com os inumeros tradutores existentes.

diego_qmota

Dos bancos embarcados, eu gostei mais do SQLite. Esse não é em Java - acho que é C++, mas você usa no Java com um drive JDBC. Um dos lances que achei legal é que o