[Resolvido] Banco de dados e Java

15 respostas
denisspitfire

Pessoal, como nao manjo de JDBC, que ainda é uma meta para eu estudar… nao cheguei a discutir o assunto…
Porém achei estranho quando me falaram que…
Java nao conecta diretamente a um BD.
Esta certo isso??? Disseram que se fosse direto… iria demorar uma vida, e por isso tem um tal de DB2 que converte os dados e joga na tela do cliente…

imagina a minha cara ao ouvir isso…
mas enfim… é verdade? nem o google responde oque eu quero diretamente

15 Respostas

Hammer

DB2 é um SGBD da IBM

Java se conecta ao banco utilizando um driver JDBC.

denisspitfire

ok… isso ker dizer que nao é direto??? e realmente, ele trabalha com IBM e tals… mas qual é o problema? java é lerdo para se conectar a um banco? precisa desse db2 por causa do driver certo? e oque é um SGBD?

L

http://javafree.uol.com.br/artigo/1356/Acessando-banco-de-dados-em-Java-PARTE-1.html

Junto com isso para ter esse acesso vc ter que baixar o .jar para usa-lo.

[color=blue]

Derby.jar
Derbycliente.jar
Derbynet.jar
Derbytoolys.jar[/color]

abrxx

FernandoFranzini

Conecta sim!! Diretamente nativo no socket!
Na verdade tudo depende do driver disponibilizado pelo fabricante do próprio banco em questão.
A maioria é direto…mas tem alguns com intermediários tb como ODBC no caso da microsoft!

L

SGBD é: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. Ex(DB2, Sql Server, My SQL, etc).

Cada distribuidor de SGBD disponibiliza o driver adequado para que o Java possa se conectar ao banco de dados. É o driver que implementa o protocolo de comunicação utilizado entre o cliente e o banco de dados.

denisspitfire

ok… mas isso é alguma desvantagem? sem isso ele funcionaria? se funcionar… fica lerdo?

FernandoFranzini

Como assim? kkkkkkkkkkk

denisspitfire

seguinte… o problema era assim. Que o java era lerdo d+ para se conectar direto no banco de dados… por isso tinha um tal de DB2… que fazia ele ficar mais rapido…
mas ai me veio em mente… se isso é verdade… é loucura… como é que eu vou chamar mais uma função, para ficar mais rapido algo que eu faria direto?

FernandoFranzini

denisspitfire:
seguinte… o problema era assim. Que o java era lerdo d+ para se conectar direto no banco de dados… por isso tinha um tal de DB2… que fazia ele ficar mais rapido…
mas ai me veio em mente… se isso é verdade… é loucura… como é que eu vou chamar mais uma função, para ficar mais rapido algo que eu faria direto?

Não não…completamente equivocado!
Esse era o papo dos anos 90 meu querido…o trem ja passou faz tempo kkkkkkkkkkk
Esqueci esse conto de fadas ai e toco o barco! Java na cabeça!
T+

L

Da uma lida no artigo que o amigo lokit"s sugeriu, é bem legal e vai esclarecer essas duvidas.

denisspitfire

também achei coisa dos anos quando minha vó era criança… hoje a tecnologia esta bem mais rapida… foi por isso que eu vim aqui esclarecer, porque eu achei complicado alguem tecnico advanced plus mega blaster line program falar isso entende? kkkkkkk

FernandoFranzini

Pois é…me parece que essa reputação é esta comprometida heinnn? kkkkkk
Veja “por que java hoje” - http://www.for-j.com.br

denisspitfire

¬ “Quando voce faz um saque no banco… se fosse direto iria levar dias…”
¬ mas pq? java tem o JIT e o HotSpot certo? nao afeta nem um pouco nessa velocidade?
¬ “nao! porque voce acha que os bancos nao mudam de BD? sempre com banco cobol etc etc…”
¬ cara, vou dar uma pesquisada… pelo oque eu sei nao mudam por causa da infinita estrutura… e trocar de linguagem seria demorado d+ ou quase impossivel (essa também poderia virar uma pergunta… eu to certo?)
só pra resaltar, e eu comecei a acreditar mesmo kkk pois eu li sobre JIT e HP mas tipo… eu estou fazendo uns algoritmos em um site chamado spoj… e em C é mais facil passar por teste de tempo do que em Java… por exemplo…

denisspitfire

VLW pelo esclarecimento

FernandoFranzini

Performance não esta ligado a um teste simples de algoritmo…mas ao contexto completo da solução em geral. Por isso, esse tipo de afirmativa não tem conclusão nenhuma…se o parametro fosse só isso…todos estariam escrevendo em ASEMBLER…kkkk
Não vale a pena entrar nesse tipo de discussão.
Em fico por aqui 8)
T+

Criado 14 de setembro de 2011
Ultima resposta 14 de set. de 2011
Respostas 15
Participantes 5