Boas!
Eu tenho várias dúvidas em relação a bases de dados e java:
Pelo que sei, que é pouco e deve estar errado, SQL, my SQL e SQL plus são tudo linguagens que lidam com bases de dados. E também sei que JDBC é uma parte de java que também lida com bases de dados, mas qual é a diferença entre eles todos? Há algum melhor?
Outra coisa que eu não percebo é que sabe usar arrays e arraylists e sabe criar um aplicativo de Desktop com Swing, para que são precisas as bases de dados?
A informação contida nas bases de dados é guardada no próprio computador ou não? É que eu fiz download do SQL Developer e diz la New Connection e depois é preciso escrever um port e um SID como se fossemos accessar a informação a outro computador.
Peço desculpa pela minha ignorância, muito obrigado.
Francisco
3 - Tem as duas opções, de deixar na sua máquina ou num servidor.
Andre_Rosa
franciscobc:
Boas!
Eu tenho várias dúvidas em relação a bases de dados e java:
Pelo que sei, que é pouco e deve estar errado, SQL, my SQL e SQL plus são tudo linguagens que lidam com bases de dados. E também sei que JDBC é uma parte de java que também lida com bases de dados, mas qual é a diferença entre eles todos? Há algum melhor?
Vamos começar pelo começo. Existem os gerenciadores de bancos de dados, como por exemplo, o MySQL, o Firebird, o SQL Server, entre outros, e o JDBC é uma API do Java para se trabalhar com banco de dados. Com relação ao gerenciador de banco de dados, sugiro que pesquise a respeito, de acordo com suas necessidades. Eu, particularmente, gosto muito do Firebird, inclusive, trabalho com ele.
Não há nem como comparar um array com um banco de dados. Com um banco de dados, administrado através de um gerenciador, você pode ter muuuuuuuuito mais organização, segurança, robusticidade, e velocidade para consultar e manipular seus dados.
Depende. Você pode acessar um banco de dados remoto. O port que você está se referindo, provavelmente é a porta do serviço. Através desta porta você pode acessar esse banco de dados através de outro computador.
Sugiro que leia mais à respeito.
F
franciscobc
mas existe alguma relação entre Java e SQL?
Andre_Rosa
Não. São duas linguagens distintas.
F
franciscobc
Então se eu tiver um programa em Java que precise de armazenar dados, que estão aramzenados numa base de dados visto que é muito mais eficiente, não existe maneira do meu programa em java interagir com a base de dados?
lucasportela
O Java através do JDBC que é uma API se comunica com o sistema gerenciador de banco de dados (Exemplo: ORACLE, MySQL…) através de comandos SQL (Linguagem para banco de dados)
Andre_Rosa
Justamente! Você conecta, através de uma API, o seu sistema em Java à uma base de dados, daí você manipula as informações deste banco através da linguagem SQL, que é a linguagem de banco de dados. Portanto, você estaria utilizando duas linguagens. O Java e o SQL.