Gostaria de saber se é comum ou mais precisamente indicado
utilizar scriplets ou jstl numa jsp, e quais são as alternativas…
Eu, particularmente, não gostei muito da idéia.
Gostaria de saber se é comum ou mais precisamente indicado
utilizar scriplets ou jstl numa jsp, e quais são as alternativas…
Eu, particularmente, não gostei muito da idéia.
Usar scriptlets em uma página JSP realmente pode dificultar a manutenção.
Se for usar JSP, é possível usar tags para beans (jsp:useBean) + JSTL + EL pare retirar qualquer código java das páginas. Ah, e use servlets para realizar o processamento e o despacho das requisições, seguindo o modelo MVC.
Os tutoriais abaixo podem ajudá-lo com essas tecnologias:
Core Servlet - básico
Core Servlet - avançado
Exato, scriplets são altamente nocivos a legibilidade e manutenção do sistema.
Eu vou fazer um prjetinho web, e tenho uma designer que não manja
muito de JEE.
O que ela deve aprender minimamente pro projeto seguir bem
e que tecnologias podem facilitar essa integração entre design
e lógica de negócio?
Algum framework, MVC ?
muito de JEE.
e lógica de negócio?
Algum framework, MVC ?
Vc deve usar Tag Libs e Tag files. Ela simplesmente os usa.
Tag files são mais aconselhados quando vc quer encapsular alguma mecanismo mas que ao mesmo tempo tem detalhes de visaulização (css, etc…) associados. Tag libs são mais genericas e reaproveitadas entre projetos.
Nunca use tab libs que não sejam padrão ou que não sejam suas. Usar tag libs de alguma frameworks ( como o strus e o spiring) amarram sua view ao seu controller e é um parto depois vc remover isso.
JSP se faz com tags costumizadas. Sem scripltes. Scriptles é indicação de que o programador não sabe o que está fazendo.
muito de JEE.
e lógica de negócio?
Algum framework, MVC ?
Um dos motivos para não utilizar scriptlets (e sim taglibs) é justamente permitir que se trabalhe com designers que não são programadores. Tudo o que ele precisa saber é como usar as tags e ter uma pequena noção de lógica (tipo qual a função de um IF ou de um loop). Aí você poderia explicar de uma maneira que não envolva programação, por exemplo:
<c:if test="${cliente.situacaoOk}">
<span style="blablabla">Atenção, sr. Cliente, detectamos a seguinte pendência: <c:out value="${cliente.mensagemPendencia}" /></span>
</c:if>Considerando que seu designer esteja familiarizado com o “mundo das tags” e tenha uma pequena noção de lógica (como eu disse acima), será simples para ele entender como funciona o c:if.
Explique que ${cliente.situacaoOk} será atribuído um valor VERDADEIRO se acontecerem as condições X ou Y, e a informação do que está pendente ficará na variável (sei que não é exatamente correto chamar de variável, mas vale nesse caso) ${cliente.mensagemPendencia}.
Por isso é importante que não exista código pela página - o MVC é imprescindível para isso, sugiro que vocês testem alguns dos principais frameworks para decidirem qual se adapta melhor à equipe.
Compreendido.
Obrigado.