Você pode fazer um cadastro de Tipo de produto(Uma tabela somente para tipo de produto), e na combobox, preencher com todos os registros da tabela Tipo de produto.
Luciano_Lopes
Eu ia responder a mesma coisa rsrsrs.Acho essa uma boa e simples solução para seu problema.
suelengc
Olá carlos_chea!
Eu imaginei um modelo mais ou menos como a imagem em anexo (desenhei no http://www.gliffy.com).
Espero ter ajudado.
Abraços!
H
horacio_barros
Existe um problema de modelagem ai.
Este combobox não pode estar no
cadastro de clientes.
E se tiver que ser lá, tem que ser uma grid, pois
o cliente pode comprar mais de um produto.
carlos_chea
A modelagem ta certa!! neste caso só pode ocorrer a venda de um único produto!!! por isso que ele foi modelado desta forma
suelengc
Olá horacio_barros!
No desenho eu coloquei a entidade relacional Cliente_Produto justamente para 1 cliente poder ter vários produtos e 1 produto poder estar associado a vários clientes. A chave nesta tabela seria algo como cliente_produto_id, para permitir que um mesmo cliente possa comprar mais de uma vez o mesmo produto.
Olá carlos_chea!
No caso de o negócio não permitir que um cliente compre mais de um produto (que eu achei que poderia) então você pode ignorar a tabela Cliente_Produto, levando o produto_id para a tabela Cliente (já que sempre será um só).
Não sou expert em modelagem (rs) mas foi uma sugestão, eu sempre me confundo quais setas usar rsrsrss…
Abraços!
carlos_chea
deste modo estaria certo???
Estou achando que assim vai dar erro no banco de dados…
Pois seria obrigatório informar um veiculo e um imóvel!!! ou não???
suelengc
Olá carlos_chea!
Não é obrigatório não, eu só coloquei pois se o produto for casa terá campos diferentes do que o carro, por exemplo, uma casa não tem placa…
A tabela Produtos terá todos os campos comuns a qualquer produto, como preço, etc e as ProdutoXPTO terá os campos que devem existir só naquele tipo de produto.
Abraços!
carlos_chea
É verdade suelengc!!!
acabei de fazer ele aqui e funcionou perfeitamente!!!
obrigado suelengc, e a todos que me ajudaram neste problema!!!