[RESOLVIDO] Cadastro cliente

9 respostas
carlos_chea

tudo bem pessoal???

estou com problema de fazer um certo tipo de cadastro…

é o seguinte… eu tenho um cadastro de cliente pronto, mas neste cadastro eu tenho que ter um combobox…

este combobox define o tipo de produto que o cliente comprou e cada produto tem os seus atributos

A minha duvida esta na logica da criação do banco de dados

Pra facilitar eu fiz um protótipo no balsamiq:

alguém fez algo parecido???

se alguém tiver um exemplo ou material pra me ajudar a fazer este exemplo eu agradeço muito!!!

9 Respostas

Henrique_Moraes

Você pode fazer um cadastro de Tipo de produto(Uma tabela somente para tipo de produto), e na combobox, preencher com todos os registros da tabela Tipo de produto.

Luciano_Lopes

Eu ia responder a mesma coisa rsrsrs.Acho essa uma boa e simples solução para seu problema.

suelengc

Olá carlos_chea!

Eu imaginei um modelo mais ou menos como a imagem em anexo (desenhei no http://www.gliffy.com).
Espero ter ajudado.

Abraços!

H

Existe um problema de modelagem ai.
Este combobox não pode estar no
cadastro de clientes.
E se tiver que ser lá, tem que ser uma grid, pois
o cliente pode comprar mais de um produto.

carlos_chea

A modelagem ta certa!! neste caso só pode ocorrer a venda de um único produto!!! por isso que ele foi modelado desta forma

suelengc

Olá horacio_barros!

No desenho eu coloquei a entidade relacional Cliente_Produto justamente para 1 cliente poder ter vários produtos e 1 produto poder estar associado a vários clientes. A chave nesta tabela seria algo como cliente_produto_id, para permitir que um mesmo cliente possa comprar mais de uma vez o mesmo produto.

Olá carlos_chea!
No caso de o negócio não permitir que um cliente compre mais de um produto (que eu achei que poderia) então você pode ignorar a tabela Cliente_Produto, levando o produto_id para a tabela Cliente (já que sempre será um só).

Não sou expert em modelagem (rs) mas foi uma sugestão, eu sempre me confundo quais setas usar rsrsrss…

Abraços!

carlos_chea

deste modo estaria certo???

Estou achando que assim vai dar erro no banco de dados…

Pois seria obrigatório informar um veiculo e um imóvel!!! ou não???

suelengc

Olá carlos_chea!

Não é obrigatório não, eu só coloquei pois se o produto for casa terá campos diferentes do que o carro, por exemplo, uma casa não tem placa… :wink:

A tabela Produtos terá todos os campos comuns a qualquer produto, como preço, etc e as ProdutoXPTO terá os campos que devem existir só naquele tipo de produto.

Abraços!

carlos_chea

É verdade suelengc!!!

acabei de fazer ele aqui e funcionou perfeitamente!!!

obrigado suelengc, e a todos que me ajudaram neste problema!!! :wink:

Criado 10 de abril de 2012
Ultima resposta 11 de abr. de 2012
Respostas 9
Participantes 5