Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite.
Antes de alguma coisa gostaria de agradecer a todos os participantes do fórum por min ajudarem indiretamente…
eu sempre vim lendo os tópicos e aprendi bastante.
Este é meu primeiro post.
então vamos la.
eu tenho uma aplicação desktop que tem 1 painel de vendas.
já fiz minha conexão com o banco de dados. e já consigo efetuar vendas.
gostaria de saber qual método eu devo usar na opinião de vocês para calcular o valor de todas as vendas.
eu pensei em fazer 1 array que pegue todos os dados dos itens vendidos e calcular. mais ainda não sei nem como fazer isso!
a minha ideia inicial foi essa
se alguém sabe alguma outra forma de calcular os itens de 1 coluna no banco de dados e já retornar o valor para o usuário.
alguém ai sabe alguma forma de fazer isso sem array?
e outra pergunta, usar array nesse meu caso, será bem apropriado?
eu já desenvolvia algumas coisas em PHP, mais em java estou totalmente perdido neste ponto! e também nunca ( mexi ) com array no java!
Obrigado e desculpa se não consegui min expressar bem
Ao invés de pegar suas vendas e atribuí - las a um Array para depois calcular, seria mais fácil você já fazer o cálculo via comando SQL e retornar apenas o resultado a uma váriavel.
Pesquisa sobre o comando SQL sum()
VocÊ já tem algo em desenvolvimento?
É possível fazer das duas formas, calcular diretamente no banco ou calcular no java.
Depende apenas da forma que voce queira/precise fazer.
Apenas sobre o Array, eu optaria por uma lista de objetos, por exemplo um objeto Venda que possui o atributo valor, aí bastaria somar por esse atributo.
Você vai usar tanto SQL como Arrays.
Por exemplo: você pode obter através do SQL uma lista com os totais das vendas de todos os produtos, repassá-la a um ArrayList do Java e exibir as informações na tela ou em um relatório.
[quote=lucas_duzo]Ao invés de pegar suas vendas e atribuí - las a um Array para depois calcular, seria mais fácil você já fazer o cálculo via comando SQL e retornar apenas o resultado a uma váriavel.
Pesquisa sobre o comando SQL sum()
[/quote]
Amigo pesquisei sobre sum()
o que min apareceu i entendi foi o seguinte!
SELECT SUMcolor=red[/color] AS[color=blue] ValorTotal[/color] FROM [color=green]vendas[/color]
**
color=red[/color] é a coluna da minha tabela que será somanda.
[color=green]vendas[/color] é a tabela do meu bando onde está color=red[/color]
[color=blue]ValorTotal[/color] é o resultado. mais como eu irei receber esse valor em java?
criar 1 variavel?
eu crio 1 variavel que executa esta ação e o resultado será o valor desse comando SQL
ex:
int [color=orange]valordasoma[/color]= “SELECT SUM(preco) AS ValorTotal FROM vendas”;
quando eu colocar pra isso executar o valor da variavel [color=orange]valordasoma[/color] será um int com o valor da soma?
Eu poderia testar mais eu estou viajando e não aguentei esperar chegar ate em casa para fazer os testes!
Obrigado por tudo e espero mais respostas… :oops:
Eu tow viciado em java! :!: :shock: :!:
Supondo que você já tenha instanciado sua conexão, statement e resultset, você fará mais ou menos assim:
String sql = "SELECT SUM(preco) AS ValorTotal FROM vendas";
//faz o select no banco.
resultset = statement.executeQuery(sql);
//se tiver resultado, atribui o mesmo na variável valordasoma.
if(resultset.next()) {
BigDecimal valordasoma = resultset.getBigDecimal("ValorTotal");
}
Neste exemplo, o resultado da sua query está na variável valordasoma.
Como estás trabalhando com valores monetários, te aconselho a trabalhar com BigDecimal.
Qualquer dúvida, volte a postar. Abraços.