Pessoal, sou estudante de Java, iniciante na verdade, preciso fazer um cálculo de média de aluno com quatro notas e quatro tipos de resultados. Vou mostrar a vocês como escrevi, não finalizei até o final pq deu branco e não consegui terminar.
private void jBMediaActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
//declarando as variáveis que vão receber os valores
String nome;
String nota1;
String nota2;
String nota3;
String nota4;
//Atribuindo valores digitados as vaiáveis criadas
nome = jTNomeAluno.getText();
nota1 = jTN1.getText();
nota2 = jTN2.getText();
nota3 = jTN3.getText();
nota4 = jTN4.getText();
double valor1 = Double.parseDouble(nota1);
double valor2 = Double.parseDouble(nota2);
double valor3 = Double.parseDouble(nota3);
double valor4 = Double.parseDouble(nota4);
double media = ((valor1 + valor2 + valor3 + valor4)/4);
if(media <= 5){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você foi reprovado, sua nota é: " + media);
}
if(media > 5 <= 7){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média muito baixa, sua média é: " + media);
}
if(media > 7 <= 9){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média muito boa, sua média é: " + media);
}
if(media > 9){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média excelente, sua nota é: "+ media);
}
}
double valor1 = Double.parseDouble(jTN1.getText());
double valor2 = Double.parseDouble(jTN2.getText());
double valor3 = Double.parseDouble(jTN3.getText());
double valor4 = Double.parseDouble(jTN4.getText());
double media = (valor1 + valor2 + valor3 + valor4)/4;
if(media <= 5){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você foi reprovado, sua nota é: " + media);
}else if(media > 5 <= 7){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média muito baixa, sua média é: " + media);
}else if(media > 7 <= 9){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média muito boa, sua média é: " + media);
}else(media > 9){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aprovado com média excelente, sua nota é: "+ media);
}
Isso aqui, em Java, não existe. Java compara condições isoladas, ou seja, você não pode fazer duas comparações usando o mesmo termo dentro de um if. Você escreve dois termos de comparação (nesse caso, se é menor que cinco ou se é maior/igual a sete) usando a mesma variável. Isso seria traduzido como:
if(media > 5 && media <=7)
Leia como: Se a média for maior que 5 E a média for menor ou igual a sete, faça:
Eu tenho certeza que você ouviu falar dos operadores lógicos. Esse é o caminho.
Muito obrigado meu amigo, deu certo, e sim, eu estudei operadores, mas sou iniciante, e tem coisas que não associo bem ainda. Obrigado mais uma vez por me ajudar sem criticar como outros fazem, acho que todos nós somos aprendizes da vida, e ninguém sabe tudo.