Ae galera, estou começando agora e fiquei empolgado…
Criei esta minha primeira classe com conexao com o banco de dados mysql e estou disponibilizando para vocês… espero que gostem
/** * * @Criado por Diego Miguel (diegomh)*/importcom.mysql.jdbc.Statement;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.ResultSet;importjava.sql.SQLException;publicclassMysqlConn{privateConnectionconn;privateStringhost="localhost";privateStringuser="root";privateStringpass="admim";privateStringbanco="gui";privateStringurl="jdbc:mysql://"+this.host+"/"+this.banco;publicConnectionconectar()throwsSQLException{try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");//carerega o driver mysqlconn=DriverManager.getConnection(this.url,this.user,this.pass);//conecta ao bancoSystem.out.println("Conectado com sucesso!");}catch(ClassNotFoundExceptione){//exessão se no caso o driver não existirSystem.out.println(e);}returnconn;}publicResultSetexecutarSql(Stringsql,Connectionconexao)throwsSQLException{ResultSetresult=null;try{Statementstmt=(Statement)conexao.createStatement();//Cria um statement para podermos mandar um SQL para o bancoresult=stmt.executeQuery(sql);//Mandamos o SQL para o banco e obtemos um ResultSet(Resultado)}catch(SQLExceptionex){//verificamos se existe uma exessão no comando sql e então exibimos elaSystem.out.println(ex);}returnresult;}}//para utilizar ela use assim ================================================publicstaticvoidmain(Stringargs[]){try{Connectionconexao=(Connection)newMysqlConn().conectar();ResultSetresultado=newMysqlConn().executarSql("SELECT * FROM tblGui WHERE id_gui = 1",conexao);while(resultado.next()){//percorre os camposSystem.out.println(resultado.getString("nome"));System.out.println("====================================");}}catch(SQLExceptionex){System.out.println(ex);}}
Interessante e útil, valeu.
Legal para primeira ^^
Tiburcio_Mancha
legal, agora de uma olhada na apostila da Caelum FJ-21, la vc encontra melhores práticas de programação, na qual podem deixar este código muito mais limpo. Outra coisa, enteda bem JDBC e parta para Hibernate e JPA.
diegomh
O que é esse hibernate???
Qual a dica que você daria para eu estar melhorando meu código, você poderia postar…
Eu estou começando agora e estou perdido ainda… Valew manooo.
Tiburcio_Mancha
vamos la:
hibernate é um framework que realiza o mapeamento dos objetos para as tabelas do banco de dados relacionais. muito utilizado no mercado e bem complexo, antes de vc estudar ele tenha uma boa noção de JDBC, que é o q vc está fazendo agora.
Entra no site da caelum e baixa as apostilas FJ-11 e FJ-21, vai te ajudar pra caramba.
Lá tem algumas boas práticas de programação, vc vai ver como fazer este código que vc postou de uma maneira mais simples, com boa performance e sem sujeira.
la tem introdução ao hibernate e um conteúdo razoável de JDBC.
UMC
Tiburcio_Mancha:
vamos la:
hibernate é um framework que realiza o mapeamento dos objetos para as tabelas do banco de dados relacionais. muito utilizado no mercado e bem complexo, antes de vc estudar ele tenha uma boa noção de JDBC, que é o q vc está fazendo agora.
Entra no site da caelum e baixa as apostilas FJ-11 e FJ-21, vai te ajudar pra caramba.
Lá tem algumas boas práticas de programação, vc vai ver como fazer este código que vc postou de uma maneira mais simples, com boa performance e sem sujeira.
la tem introdução ao hibernate e um conteúdo razoável de JDBC.
Recomendo também!
Hibernate vale a pena!
vlw
pedroroxd
Não recomendo hibernate para você ainda não…
Como você mesmo disse, está começando agora…
Continue assim, empolgue com o que fez, mas tenha em mente que tem muito a fazer!
Agora que você conseguiu fazer a conexão e select, faça de inserção, depois de update (tudo em console)
Depois, comece a colocar os dados em 1 tabela NÃO USE DEFAULT TABLE MODEL, VEJA O LINK EM MINHA ASSINATURA)…
Vá evoluindo pouco a pouco… O Hibernate realmente é um framework muito poderoso e usado no mercado de trabalho, mas “não coloque o carro na frente dos bois”, ou terá muitas dificuldades (você vai conseguir fazer, tenho certeza, mas não recomendo ainda).
Baixe as apostilas do Caelum (recomendo a FJ-11) que tem coisas bem legais de conexão com Banco de Dados e tal.
Bons estudos =)
diegomh
Obrigado a todos pela força, vocês estão me ajudando e muito…
E quanto a apostila, eu tenho ela aqui e tenho o Livro da Deitel “Java como programar 6º edição” mas acho muito complicado o livro eu prefiro a apostila…
Qual outras mais vocês recomendam, além destes dois materiairs???
pedroroxd
diegomh:
E quanto a apostila, eu tenho ela aqui e tenho o Livro da Deitel “Java como programar 6º edição” mas acho muito complicado o livro eu prefiro a apostila…
Apostila do Caelum e o Livro Java, Use a Cabeça
Não comece por Deitel não…
rafaelr5
Ola pessoal estou precisando de uma ajuda ai …
fiz um software para um “comécio”(trabalho da facu), so q qndo eu vou executar ele da :
“Erro na carga da classe. Erro: org.gjt.mm.mysql.Driver”
aa ja instalei o conector Mysql no meu netbeans
me ajudem ai se puder vlw
ai vai a minha classe conexão por favor me ajudem.
staticStringDriver="org.gjt.mm.mysql.Driver";staticStringhost="localhost:3306";// local onde ele vai conectar, onde está o bd - servidorstaticStringdatabase="loja";// base de dadosstaticStringusuario="root";staticStringsenha="rafa200891";staticStringurl="jdbc:mysql://"+host+"//"+database;publicConnectioncon;// declaração do objeto Connection que possibilita o acesso ao banco de dadospublicStatementstmt;// é utilizado para enviar comandos SQL simplespublicResultSetrs;// A classe ResultSet oferece à aplicação a tabela resultante de um Selectpublicvoidconectar(){try{/* método forName da classe Class(pacote java.lang) serve para carregar a definição de classe para o driver de banco de dados */Class.forName(Driver);/* objeto Connection gerencia a conexão entre o programa Java e o banco de dados. Ele tambéme fornece suporte ao programa para executar instruções SQL. Através do método getConnection, a classe DriverManager tenta uma conexão com o banco de dados especificado pela string : jdbc:mysql://localhost/minicurso */con=DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conetado com sucesso ao Banco de Dados :D");// O envio de um comando SQL é feito por meio de um Statement//// o objeto con chama o método creteStatement() da classe DriverManagerstmt=con.createStatement();}catch(ClassNotFoundExceptione){// se a classe não for localizada, ele dispara uma exceçãoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na carga da classe. Erro: "+e.getMessage(),"Cadastro de Clientes ",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);System.out.println("Erro na carga da classe. Erro: "+e.getMessage());}catch(SQLExceptione){// caso a classe DriverManager não conseguir se conectar ao BD, o método getConnection dispara uma exceçãoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na conexao. Erro: "+e.getMessage(),"Cadastro de Clientes ",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}catch(Exceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro: "+e.getMessage(),"Cadastro de Clientes ",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}
}
diegomh
pedroroxd:
diegomh:
Eu tentei acompanhar o livro do Deitel e não dei muito bem não, vou ver se baixo o livro “Use a Cabeça! Java” ae eu posto o link aqui para quem quiser…
diegomh
diegomh:
pedroroxd:
diegomh:
Eu tentei acompanhar o livro do Deitel e não dei muito bem não, vou ver se baixo o livro “Use a Cabeça! Java” ae eu posto o link aqui para quem quiser…