[RESOLVIDO] colocar o mesmo valor de uma PK em uma FK

Pessoal, tenho uma dúvida em relação as chaves. Tenho duas tabelas no banco e uma página onde tem campos de ambas tabelas. Ambas chaves primárias são geradas automaticamente e inseridas no banco, até aqui tudo bem.

Na página eu tenho uma caixa-seleção para selecionar a ID de usuário, que deve ser automatizada, ou seja, a PK usuario deve ser inserida como FK na tabela login, o sistema deve fazer isso sem intervenção do cliente, creio que preciso inserir primeiro os dados na tabela “usuario” e depois pegar a PK dela e passar por parâmetro, certo?
Tentei fazer isso no método create que insere os dados de usuario, mas não deu certo.

Não tenho insert into em meu sistema, acho que o próprio JSF cuida das inserções e alterações. Alguém poderia me explicar direito como isso funciona? Nunca tinha visto uma aplicação sem esses códigos.

[quote=matheusneiverth]Pessoal, tenho uma dúvida em relação as chaves. Tenho duas tabelas no banco e uma página onde tem campos de ambas tabelas. Ambas chaves primárias são geradas automaticamente e inseridas no banco, até aqui tudo bem.

Na página eu tenho uma caixa-seleção para selecionar a ID de usuário, que deve ser automatizada, ou seja, a PK usuario deve ser inserida como FK na tabela login, o sistema deve fazer isso sem intervenção do cliente, creio que preciso inserir primeiro os dados na tabela “usuario” e depois pegar a PK dela e passar por parâmetro, certo?
Tentei fazer isso no método create que insere os dados de usuario, mas não deu certo.

Não tenho insert into em meu sistema, acho que o próprio JSF cuida das inserções e alterações. Alguém poderia me explicar direito como isso funciona? Nunca tinha visto uma aplicação sem esses códigos.

[/quote]

o JSF não meche com o banco de dados… se você não tem um “insert into” na sua aplicação, ela deve ter sidofeita com algum framework ORM como hibernate, toplink, alguma coisa do tipo… ai a configuração da geração automática iria para as classes das entidades, que o seu framework JPA vai gerenciar…

ve se não é esse o seu caso.

[quote=matheusneiverth]Pessoal, tenho uma dúvida em relação as chaves. Tenho duas tabelas no banco e uma página onde tem campos de ambas tabelas. Ambas chaves primárias são geradas automaticamente e inseridas no banco, até aqui tudo bem.

[/quote]

Sei que nao e’ sua duvida em si mas tb pense como e’ que vc procedera pra fazer caso delete algum usuario da tabela Usuario,como que ficaria isso na tua tabela login.

Isso pode ser feito via programacao mas tambem pode ser feito como restricao no banco mesmo ON DELETE CASCADE.

[quote]o JSF não meche com o banco de dados… se você não tem um “insert into” na sua aplicação, ela deve ter sidofeita com algum framework ORM como hibernate, toplink, alguma coisa do tipo… ai a configuração da geração automática iria para as classes das entidades, que o seu framework JPA vai gerenciar…

ve se não é esse o seu caso.[/quote]
é isso. Meu professor me confundiu a cabeça porque ele disse que tava faltando esses insert into na aplicação e ela não poderia rodar sem eles (mas estava rodando)

[quote]Sei que nao e’ sua duvida em si mas tb pense como e’ que vc procedera pra fazer caso delete algum usuario da tabela Usuario,como que ficaria isso na tua tabela login.

Isso pode ser feito via programacao mas tambem pode ser feito como restricao no banco mesmo ON DELETE CASCADE.[/quote]
Obrigado por me lembrar! Achei mais fácil recomeçar o projeto, juntei as duas tabelas (login e usuário) para facilitar as coisas