[RESOLVIDO] Como acessar os atributos private de uma superclasse em suas subclasses?
6 respostas
C
CarolBertoldi
Boa noite!
Estou fazendo uns exercícios e me deparei com seguinte questão:
“Preciso realmente afrouxar o encapsulamento do atributo por causa da herança? Como fazer para o atributo continuar
private na mãe e as filhas conseguirem de alguma formar trabalhar com ele?”
Os getters e setters da classe mãe podem ser usados pelas subclasses para manipular os campos, independentemente do nível de acesso de seus atributos correspondentes, desde que os métodos em sí sejam acessíveis para a classe filha (public/protected, no geral).
fuadksd
Pode deixar protected e isolar a suerclasse num pacote.
C
CarolBertoldi
No caso do poliformismo, eu tenho que fazer alterações diferentes em cada metodo, como poderei usar setters?
C
CarolBertoldi
Consegui!
Obrigada Pessoal!
Lucas_Abbatepaolo
Se possivel coloque [RESOLVIDO] no titulo de seu post…
discorpio
Boa tarde a todos.
CarolBertoldi:
No caso do poliformismo, eu tenho que fazer alterações diferentes em cada metodo, como poderei usar setters?
A via de regra, os métodos getters e setters somente são usados como métodos de acesso a atributos privado da super classe.
Se voce pretende sobrescrever um dos métodos getters ou setters apenas para modificar a maneira de como acessa aos atributos, então voce pode fazê-lo, desde de que não modifique os atributos (seu nome e tipo, tipo de retorno), contudo modificar a maneira de como acessa-os, voce pode fazer sem quebrar a regra do encapsulamento.