Pelo que pude observar, é um formulário comum com uma regra a ser seguida.
Na minha opinião você deveria começar a desenvolver até onde pintar o problema.
Começe pela tela (layout), ajuste todos os campos e quando entrar na parte de regras, você pode postar sua duvida com relação a isso.
Eu já fiz varios sistemas deste tipo, e um modo de fazer é utilizando uma IDE (Netbeans ou Eclipse) e dar inicio pelo layout do formulario.
Não tenho dificuldade quanto ao “layout”, nesse caso será uma alicação WEB.
Estou mais em duvida é na implementação mesmo.
Como armazenar estes dados em uma tabela, como gerar as regras para manter estes dados.
Qual a forma mais simples de implemetar.
Pelo que entendi vc vai precisar criar as tabelas necessarias para gravar seus dados do formulario.
Pesquise sobre JDBC que com certeza não terá problemas …
Sobre como implementar telas, acesso a banco (SQL, Jdbc), linguagem (Java), etc. Tudo isso tenho dominio.
Estou procurando um modelo, uma ideia de como realmente fazer este negocio, esse bendito questinário interativo,
e que no futuro terá que gerar relatórios.
Olá DSergio,
Na boa, se você domina java e banco de dados não surge problema nenhum…
Eu iria sugerir para você caso fosse desktop criar um objeto que estenda a um jPanel por exemplo “Pergunta” (falo nele depois)… e na classe principal criaria um array com n posições equivalentes ao numero de perguntas… por exemplo tenho 10 perguntas vo tem um vetor de 10 posições de “Pergunta”, blz?
Depois de criar o vetor iria iniciando o “pergunta” e adicionando ele em uma janela… um abaixo do outro…
Assim tu ai te uma coisa bem genérica pra adicionar n perguntas…
Seguindo o baile, quando o usuário clicar no botão enviar ou salvar o que for, indicando que ele terminou eu criaria uma rotina que vai percorrendo todo o meu vetor de “Pergunta” e vai jogando os dados dele para um banco de dados…
Depois na hora de imprimir os relatórios pega as info no banco de dados e já era…
Agora como criaria o “Pergunta”
Iria passar como parâmetro pra ele a pergunta em String, um vetor de String com as opções de resposta
Exemplo: Pergunta p = new Pergunta(“Numero de vezes que você visitou o GUJ nessa semana?”,{“1 - 2”,“3 - 4”, “mais de 5”});
No construtor você simplesmente ia definir os valores para cada jLabel ou jComboBox ou o que for…
Agora só falta criar um método que retorna a resposta, se quiser passa mais uma parâmetro com o peso de cada resposta e na hora de obter o retorno já calcula o peso junto…
Pergunta p = new Pergunta(“Numero de vezes que você visitou o guj nessa semana?”,{“1 - 2”,“3 - 4”, “mais de 5”},{1,2,10});
Faria algo mais ou menos assim para desktop…
Não tenho muita experiência em web, mas acredito que daria para fazer algo do gênero também.