Olá,
Eu estou desenvolvendo um messenger e estou com o seguinte problema. Eu tenho uma classe conversa que implementa a janela de conversação do messenger, uma classe principal, uma classe cliente e uma classe servidora de mensagens.
Na classe Conversa, eu tenho uma JTextArea estática, porque estática? Porque eu escrevo nela da classe cliente, quanto da classe servidora.
O problema é o seguinte: Quando eu tenho três ou mais objetos do tipo Conversa instaciados, o JRE não sabe qual JTextArea’s dos objetos deve escrever. Eu pego o objeto certo, tipo, objeto1.area.append(“texto”), mas ele acaba escrevendo no objeto2 por exemplo. Eu sei que o uso do atributo estático está errado, mas foi o que eu consegui imaginar pra resolver o messenger.
Já li alguns padrões de projeto, mas não consegui identificar o meu problema em algum padrão.
Alguém tem alguma idéia ou experiência em alguma coisa parecida. Um padrão ou alguma técnica, onde possa modificar uma interface gráfica de qualquer ponto do projeto, sem precisar intanciar objeto. Digo sem instanciar, pois se eu instanciar irei iniciar uma nova janela.
Espero que tenha sido bastante descritivo e obrigado por qualquer idéia.