[Resolvido]Como escrever em uma JTextArea específica dentre várias janelas com a mesma JTextArea

Olá,

Eu estou desenvolvendo um messenger e estou com o seguinte problema. Eu tenho uma classe conversa que implementa a janela de conversação do messenger, uma classe principal, uma classe cliente e uma classe servidora de mensagens.

Na classe Conversa, eu tenho uma JTextArea estática, porque estática? Porque eu escrevo nela da classe cliente, quanto da classe servidora.

O problema é o seguinte: Quando eu tenho três ou mais objetos do tipo Conversa instaciados, o JRE não sabe qual JTextArea’s dos objetos deve escrever. Eu pego o objeto certo, tipo, objeto1.area.append(“texto”), mas ele acaba escrevendo no objeto2 por exemplo. Eu sei que o uso do atributo estático está errado, mas foi o que eu consegui imaginar pra resolver o messenger.

Já li alguns padrões de projeto, mas não consegui identificar o meu problema em algum padrão.

Alguém tem alguma idéia ou experiência em alguma coisa parecida. Um padrão ou alguma técnica, onde possa modificar uma interface gráfica de qualquer ponto do projeto, sem precisar intanciar objeto. Digo sem instanciar, pois se eu instanciar irei iniciar uma nova janela.

Espero que tenha sido bastante descritivo e obrigado por qualquer idéia.

Tudo bem marcelodamasceno?

pelo que entendi, voce cria varios objetos e essa classe que voce cria varios objetos dela, voce possui um JTextArea statico, certo?

mas a questao é a seguinte, qunado voce cria vários objeto de uma classe e nessa classe voce declara uma variavel statica ela nao é referente aos varios objetos criados a partir dessa classe, e sim apenas da classe. ou seja, é uma variavel a nivel de classe que se voce criar 50 objetos, esses 50 acessaram a mesma variavel estatica.

talvez o problema esteja nisso…voce quer mudar o conteudo do objeto 1 so que ele “muda” do 2 e do 1 pois a JTextArea é uma variavel de classe e nao objeto.

espero ter ajudado em algo…
se nao … poste de novo que ajudaremos

É isso mesmo. Como eu havia dito, eu sabia que o problema estava em declarar o JTextArea estático.
Estou lendo MVC e MVP pra ver se encontro uma luz.

Como eu havia dito, eu gostaria de algum padrão ou método que resolvesse o problema de escrever em uma JTextArea de um objeto específico em qualquer classe de um pacote ou projeto.

Obrigado pela ajuda.

Utilizei o padrão MVP. Ele propoe que o seu código fique em 3 camadas como o MVC.