Pessoal, outra dúvida:
Como faço para criar um projeto web dinâmico no eclipse utilizando maven? isso é possível? Como faço o deploy de uma aplicação maven? Sou iniciante e tenho essas dúvidas…
Desde já agradeço!
Pessoal, outra dúvida:
Como faço para criar um projeto web dinâmico no eclipse utilizando maven? isso é possível? Como faço o deploy de uma aplicação maven? Sou iniciante e tenho essas dúvidas…
Desde já agradeço!
para transformar um projeto do mavem em um projeto web no eclipse, vc pode rodar esse comando:
mvn eclipse:eclipse -Dwtpversion=1.5
para fazer o deploy, vc pode simplesmente empacotar o seu projeto com o mvn package, pegar o war gerado e fazer o deploy nos ervidor, ou configurar um plugin para que vc consiga fazer o deploy e subir sua aplicação pelo maven. para isso eu te aconselho a dar uma olhada no google, por exemplo se vc quiser fazer o deploy direto no tomcat, procura por “maven tomcat plugins”.
E como eu faço um projeto no maven?
use o seguinte comando para criar um projeto vazio:
mvn archetype:create
-DgroupId=[o pacote do seu projeto. por exemplo: br.com.nomedaempresa.nomedoprojeto]
-DartifactId=[o nome do seu projeto]
após isso o maven irá criar um diretório com o nome do seu projeto, com os fontes básicos lá dentro. para abrir esse projeto no eclipse, vc vai ter que entrar nesse diretório e rodar o comando:
mvn eclipse:eclipse.
se vc quiser facilitar, pode instalar o plugin m2eclipse, e seguir um dos tutoriais da página:
http://docs.codehaus.org/display/M2ECLIPSE/Creating+Maven+projects
Legal! Muito obrigada Mario!
Depois que eu fizer o comando mvn eclipse:eclipse, ai preciso adicionar os meus jars…pra “carregar” os jars eu tenho que usar o comando mvn clean install -U ou faço o deploy…
Estou um pouco confusa nisso: quando eu faço o deploy e quando eu faço um mvn clean install -U??
Outra perguntinha: pra fazer o deploy no TomCat é só colocar o war dentro do webapps? como faço para rodar a aplicação?
Obrigada novamente!!!
Outra pergunta:
Eu gerei o projeto no diretorio:
/home/administrator/projeto
gerou todas as pastas, porém, quando vou abrir no eclipse, eu coloco o caminho /home/administrator/projeto
e não aparece os arquivos gerados…
Como devo abrir no eclipse?
Eu rodo apenas o comando:
mvn -N install
[quote=PatySP]Legal! Muito obrigada Mario!
Depois que eu fizer o comando mvn eclipse:eclipse, ai preciso adicionar os meus jars…pra “carregar” os jars eu tenho que usar o comando mvn clean install -U ou faço o deploy…
Estou um pouco confusa nisso: quando eu faço o deploy e quando eu faço um mvn clean install -U??
Outra perguntinha: pra fazer o deploy no TomCat é só colocar o war dentro do webapps? como faço para rodar a aplicação?
Obrigada novamente!!![/quote]
Quando vc rodar o eclipse:eclipse ele já vai adicionar todos os jars que estão declarados no seu pom. não precisa rodar mais nada.
Cada goal (comando) do mavem tem um propósito.
o clean é para deletar todo o diretório target.
o package é para compilar e empacotar sua applicação, o resultado fica dentro do diretório target.
o install é igual o package, mas no final irá instalar a sua aplicação nos eu repositório local. só tem utilidade prática se o seu projeto for dependencia de algum outro. senão, basta rodar o package que já vai resolver seu problema.
Particularmente eu uso o tomcat dentro do eclipse, e ele já faz o deploy automático pra mim, quando eu vou mandar pra produção, rodo um package e mando o jar pro tomcat. na página de gerenciamento do tomcat vc consegue fazer o deploy, ou então copiar o jar para o diretório webapp do tomcat (eu acho, não tenho certeza agora)
[quote=PatySP]Outra pergunta:
Eu gerei o projeto no diretorio:
/home/administrator/projeto
gerou todas as pastas, porém, quando vou abrir no eclipse, eu coloco o caminho /home/administrator/projeto
e não aparece os arquivos gerados…
Como devo abrir no eclipse? [/quote]
após rodar o mvn eclipse:eclipse, vc deve importar o projeto para dentro do eclipse. vai em File -> import… -> Existing projects into workspace.
ai vc aponta pro diretório do projeto e ele deve aparecer pra vc importar no eclipse.
Obrigada pelas informações!!!
Eu fiz os procedimentos, consegui abrir no eclipse, porém não aparece o projeto na hora de adicionar o tomcat… e a pasta webapp no diretorio src/main não apareceu…eu coloquei manualmente mas acho que não deu certo…rs
mvn archetype:create -DgroupId=aqui.vai.o.group.id -DartifactId=NomeDoProjeto -DarchetypeArtifactId=maven-archetype-webapp
humm…
tem como eu aproveitar o projeto que eu fiz só colocando o parâmetro que faltou? -DarchetypeArtifactId=maven-archetype-webapp
faz assim, copia tudo pra outra pasta, cria o projeto, e depois cola as classes de volta. acho mais fácil, acho que só rodando não funciona, pq esse goal é um parametro do archetype:create.
ok, vou fazer isso…
A minha pasta webapp agora está aparecendo, porém, para adicionar o tomcat ainda não está aparecendo o projeto…
Amigos!
Muito obrigada! consegui rodar a aplicação!
Em vez de gerar o projeto no eclipse pelo import, eu criei um projeto web dinâmico e deu certo!
Olá Mário! Obrigada pela ajuda!
Consegui fazer o projeto rodar mas ainda estou com um problema pra colocar o meu driver mysql no projeto.
Pra adicionar os jars no meu projeto eu criei uma variável no meu classpath M2_REPO com o diretório /home/administrator/.m2/repository (estou usando o linux) só que nesse diretório na listagem dos meus jars não tinha o jar do driver mysql. Aí eu fui no diretório /home/administrator/.m2/repository/com e criei uma pasta mysql colocando a pasta que contém o jar. No meu pom.xml eu coloquei:
com.mysql mysql-connector-java 5.1.10No terminal eu coloco o comando mvn eclipse: eclipse, faz a build com sucesso, mas no eclipse aparece os seguintes erros:
Description Resource Path Location Type
Project ‘projeto’ is missing required library: ‘/home/administrator/.m2/repository/com/mysql/mysql-connector-java/5.1.10/mysql-connector-java-5.1.10.jar’ projeto Build path Build Path Problem
e
Description Resource Path Location Type
The project cannot be built until build path errors are resolved smart Unknown Java Problem
Você sabe me dizer o que eu estou fazendo de errado?