[RESOLVIDO]Como limitar a quantidade de caracteres do inputTextarea do primefaces?

olá amigos, sou iniciante com desenvolvimento web e peço a ajuda de todos
estou com um problema onde tenho que limitar o numero de caracteres digitado em um Textarea (todo o meu sistema utiliza o primefaces), além disso tenho que informar em um campo quantos caracteres
faltam até o limite e tenho que bloquear a digitação quando atingir esse limite.
vi alguns posts na Internet , porém não consegui adaptar para o componente do primefaces.
alguém poderia me ajudar ? :frowning:

cara,

no componente tem os atributos size e maxLength.

t+

o size tudo bem, mas o maxlength da erro no editor dizendo que o maxlength não esta definido na interface do componente

na documentação do primafaces tem as duas opções, mas entao o size funciona.

t+

desculpe mas errei ao falar do size
nem o size e nem o maxlegth estao funcionando
atributo não definido na interface do componente ( pelo menos é isso que diz no netbeans).
eu não sei se é um bug do primefaces, eu tenho o guide baixado do site e nele tem o atributo maxlength, porém não funciona

é cara, estranho, vi aqui e nao tem msm nao e na documentação tem essa duas opções. Mas vc pode fazer uma função javascript para isso, e colocar na opcao onkeypress.

t+

da pra fazer por js, fica mais ou menos assim:

onkeyup="if(this.value.length>5){this.value=this.value.substring(0,5);alert('tamanho maximo encontrado ')}"

nao testei !

funcionou !!! eu agradeço a atenção de todos

legal, to usando essa solução tbem. mas gostaria de colocar um outputlabel logo abaixo do inputtextarea exibindo quantos caracteres restam pra digitar, nao to conseguindo imaginar nem achar uma maneira de fazer, como faria isso ?