[Resolvido] Como ter um número de serviço SMS

Oi pessoal,

eu gostaria de saber como funcionam os números de serviços de SMS.

Um exemplo fictício de horóscopo.
Digamos que eu queira que ter um número do tipo “12345” onde o usuário envia “Peixes” e recebe o horóscopo do dia e paga 1 real por exemplo.

As perguntas que tenho são:

  • Que serviço tenho que contratar para ter um número desse tipo ? (com 5 posições e não um número de celular)
  • Como cobrar esse 1 real ? Estaria incluído ao serviço ?

Procurei nos sites das operadoras e não encontrei muita coisa.

Muito obrigado,

1 -Este número (chamado large account ou short code) é um número que você requisita direto com a operadora. Provavelmente estas informações não estejam no site, você terá que ligar para algum atendimento específico deles.
A partir de então, todos SMS’s que enviarem para o número contratado será direcionado para você através de algum protocolo, que pode variar por operadora. A maioria direciona a mensagem para uma URL que vocẽ define, passando como parâmetros os dados do SMS.

2 - A parte de bilhetamento deste 1 real que vocẽ mencionou é feita por você mesmo (pelo seu sistema que recebeu o sms). O que a operadora faz é cobrar o SMS que trafegou. Ela pode tanto cobrar do usuário que enviou o sms como da pessoa que contratou o serviço larte account (você), isto depende do que for acordado quando você requisitar o serviço.

Espero ter ajudado em algo.

[]'s

Opa Rafa,

Então para você conseguir isso, você precisa ter acesso a uma empresa que tenha um Gateway!

O que essa empresa faz? Ela tem um link direto com as operadoras! Mas as operadoras não podem simplesmente disponibilizar um número para você (large account ou short code)! Se paga uma taxa e se cria um projeto para saber as informações que esse número irá transportar!

Uma empresa que é um Gateway aqui no Brasil é a Responsfabrikken que recentemente foi comprada pela PeopleWay
http://www.responsfabrikken.com.br/

Espero ter ajudado! 8)

Abraços!

[quote=rafachies]1 -Este número (chamado large account ou short code) é um número que você requisita direto com a operadora. Provavelmente estas informações não estejam no site, você terá que ligar para algum atendimento específico deles.
A partir de então, todos SMS’s que enviarem para o número contratado será direcionado para você através de algum protocolo, que pode variar por operadora. A maioria direciona a mensagem para uma URL que vocẽ define, passando como parâmetros os dados do SMS.

2 - A parte de bilhetamento deste 1 real que vocẽ mencionou é feita por você mesmo (pelo seu sistema que recebeu o sms). O que a operadora faz é cobrar o SMS que trafegou. Ela pode tanto cobrar do usuário que enviou o sms como da pessoa que contratou o serviço larte account (você), isto depende do que for acordado quando você requisitar o serviço.

Espero ter ajudado em algo.

[]'s

[/quote]

Muito obrigado.

Certamente você ajudou muito !!!

Só para completar a observação do dandrop:

Existem sim empresas que funcionam como um gateway para este tipo de serviços (cobrando vc por isso). A vantagem disso é que estas já possuem o “know how” da coisa, facilitando assim toda a parte burocrática de conseguir uma large account. Porém, você pode também optar por ser a ponte direta com a operadora (sem contratar nenhum desses gateways). O que já foje um pouco dos meus conhecimentos é se existe algum pré-requisito que operadora exige para você contratar este serviço (ser uma empresa CNPJ, ter garantia de algum volume de sms … i dont know). Mas posso garantir que existem empresas que não são nenhum tipo de gateway e possuem esta ponte direta com a operadora, recebendo os sms’s em seu próprio sistema.

[]'s

Olá rafachie,

Depois de muita procura comecei a achar alguem que explicando melhor sobre o assunto.
Cara sabe me falar onde conseguir esses contatos com a operadora de telefonia?
Estou pesquisando a muito tempo e nada de encontrar, as atendentes nem se quer tem noção do que estamos falando.rs

Se tiver ideia de algum caminho, me da um help ai…

Obrigado!

Conheço a solução www.smscel.com.br que detém este tipo de serviço ou corporativo ou interativo a qual desconta do celular do cliente.

 Amigos, aqui na empresa, estamos com um projeto para criacao de um servico de envio de mensagens via sms (SMS PAGO). Esse servico será cobrado do cliente, atraves de uma assinatura com taxas semanais... Em contra partida o assinante receberá sms diarios sobre um determinado conteudo (esse conteudo será fornecido por um sistema por nós desenvolvido).

Voces podem se trabalham com algo similar, quais os procedimentos padroes e tambem custos e investimentos?