[RESOLVIDO] Como testar com JUnit + Struts2 + Spring + Spring Security

Boa tarde pessoal,

Mais uma vez venho pedir a ajuda de vocês, a qual já foi grande em vários momentos. Bom… O meu problema novo é que não estou conseguindo fazer testes unitários no meu sistema. Eu estou utilizando o Struts2, Spring, JUnit (até aí estava tudo bem) e Spring Security. O meu problema, pelo que pude perceber é que não estou conseguindo realizar a autenticação de usuário via código.

//Esta anotação só está aí para que o Spring possa injetar o AuthenticationManager
@Component
public class UsuarioActTeste extends StrutsSpringTestCase {

//É neste atributo que o Spring está se confundindo
	@Autowired
	private AuthenticationManager am;

static Logger logger = Logger.getLogger(UsuarioActTeste.class);
	private Map<String, Object> map;

@Override
	public void setupBeforeInitDispatcher() throws Exception {

super.setupBeforeInitDispatcher();
		;
//Classe estática para carregar dos dados de teste do banco de dados
		CarregaBanco.carregarBanco();

//Segundo procurei na net, é desta forma que se realiza a autenticação via código		
		Authentication auth = new usernamePasswordAuthenticationToken(
				"loginUsuario", "senhaUsuario");
		SecurityContextHolder.getContext().setAuthentication(
		 am.authenticate(auth));

}

@Override
	protected String[] getContextLocations() {
		String a[] = {
				"file:C:\\Users\\Juba\\Documents\\Novos_PrOgRaMaS\\jubernate\\src\\main\\webapp\\WEB-INF\\applicationContext.xml",
				"file:C:\\Users\\Juba\\Documents\\Novos_PrOgRaMaS\\jubernate\\src\\main\\webapp\\WEB-INF\\applicationContext-security.xml" };
		return a;
	}

//	@Test
//Não chega nem na parte dos testes
}

O erro que está dando é este aqui:

org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Error creating bean with name 'usuarioActTeste': Injection of autowired dependencies failed; nested exception is org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Could not autowire field: private org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager jubernate.actions.UsuarioActTeste.am; nested exception is org.springframework.beans.factory.NoSuchBeanDefinitionException: No unique bean of type [org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager] is defined: expected single matching bean but found 3: [org.springframework.security.config.authentication.AuthenticationManagerFactoryBean#0, org.springframework.security.authentication.ProviderManager#0, org.springframework.security.authenticationManager]
	at org.springframework.beans.factory.annotation.AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.postProcessPropertyValues(AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.java:287)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.populateBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:1106)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.doCreateBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:517)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.createBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:456)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory$1.getObject(AbstractBeanFactory.java:294)
	at org.springframework.beans.factory.support.DefaultSingletonBeanRegistry.getSingleton(DefaultSingletonBeanRegistry.java:225)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory.doGetBean(AbstractBeanFactory.java:291)
	at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory.getBean(AbstractBeanFactory.java:193)
	at org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory.preInstantiateSingletons(DefaultListableBeanFactory.java:605)
	at org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext.finishBeanFactoryInitialization(AbstractApplicationContext.java:925)
	at org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext.refresh(AbstractApplicationContext.java:472)
	at org.springframework.test.context.support.AbstractGenericContextLoader.loadContext(AbstractGenericContextLoader.java:84)
	at org.apache.struts2.StrutsSpringTestCase.setupBeforeInitDispatcher(StrutsSpringTestCase.java:39)
	at jubernate.actions.UsuarioActTeste.setupBeforeInitDispatcher(UsuarioActTeste.java:33)
	at org.apache.struts2.StrutsTestCase.setUp(StrutsTestCase.java:224)
	at junit.framework.TestCase.runBare(TestCase.java:132)
	at junit.framework.TestResult$1.protect(TestResult.java:110)
	at junit.framework.TestResult.runProtected(TestResult.java:128)
	at junit.framework.TestResult.run(TestResult.java:113)
	at junit.framework.TestCase.run(TestCase.java:124)
	at junit.framework.TestSuite.runTest(TestSuite.java:243)
	at junit.framework.TestSuite.run(TestSuite.java:238)
	at org.junit.internal.runners.JUnit38ClassRunner.run(JUnit38ClassRunner.java:83)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit4.runner.JUnit4TestReference.run(JUnit4TestReference.java:50)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.TestExecution.run(TestExecution.java:38)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.runTests(RemoteTestRunner.java:467)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.runTests(RemoteTestRunner.java:683)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.run(RemoteTestRunner.java:390)
	at org.eclipse.jdt.internal.junit.runner.RemoteTestRunner.main(RemoteTestRunner.java:197)
Caused by: org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Could not autowire field: private org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager jubernate.actions.UsuarioActTeste.am; nested exception is org.springframework.beans.factory.NoSuchBeanDefinitionException: No unique bean of type [org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager] is defined: expected single matching bean but found 3: [org.springframework.security.config.authentication.AuthenticationManagerFactoryBean#0, org.springframework.security.authentication.ProviderManager#0, org.springframework.security.authenticationManager]
	at org.springframework.beans.factory.annotation.AutowiredAnnotationBeanPostProcessor$AutowiredFieldElement.inject(AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.java:513)
	at org.springframework.beans.factory.annotation.InjectionMetadata.inject(InjectionMetadata.java:92)
	at org.springframework.beans.factory.annotation.AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.postProcessPropertyValues(AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.java:284)
	... 28 more
Caused by: org.springframework.beans.factory.NoSuchBeanDefinitionException: No unique bean of type [org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager] is defined: expected single matching bean but found 3: [org.springframework.security.config.authentication.AuthenticationManagerFactoryBean#0, org.springframework.security.authentication.ProviderManager#0, org.springframework.security.authenticationManager]
	at org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory.doResolveDependency(DefaultListableBeanFactory.java:824)
	at org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory.resolveDependency(DefaultListableBeanFactory.java:731)
	at org.springframework.beans.factory.annotation.AutowiredAnnotationBeanPostProcessor$AutowiredFieldElement.inject(AutowiredAnnotationBeanPostProcessor.java:485)
	... 30 more

Agradeço a todos que puderem me dar uma ajuda

Inté…

Boa noite pessoal,

Tentei seguir o que está aqui neste tópico do stackoverflow (em resumo: declarar um alias para authenticationManager no applicationContext.xml e depois chamar pelo alias no @Autowired), só que o authenticationManager que o spring injeta está nulo. Aqui segue o meu applicationContext-security.xml:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!-- - Sample namespace-based configuration - - $Id: applicationContext-security.xml 
	3019 2008-05-01 17:51:48Z luke_t $ -->

<beans:beans xmlns="http://www.springframework.org/schema/security"
	xmlns:beans="http://www.springframework.org/schema/beans" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
	xsi:schemaLocation="http://www.springframework.org/schema/beans

http://www.springframework.org/schema/beans/spring-beans-3.1.xsd

http://www.springframework.org/schema/security

http://www.springframework.org/schema/security/spring-security-3.1.xsd">

<global-method-security secured-annotations="enabled">
	</global-method-security>

<http auto-config="true">
		<intercept-url pattern="/permissoes/**" access="ROLE_ADM_EMPRESA,ROLE_SUPER_ADMIN" />
		<intercept-url pattern="/xxxx/**" access="ROLE_JUBA" />
		<intercept-url pattern="/**" access="IS_AUTHENTICATED_ANONYMOUSLY" />

</http>

<authentication-manager alias="authenticationManager">
	<authentication-provider ref="autenticadorPadrao"/>
</authentication-manager>
<beans:bean name="autenticadorPadrao" class="jubernate.security.AuthenticationProvider">
</beans:bean>

</beans:beans>

E aqui a maneira que eu estou chamando no código:

@Autowired
	@Qualifier("authenticationManager")
	protected AuthenticationManager am;

O progresso é que agora deixou de dar aquele erro gigantesco, porém agora o authenticationManager está nulo.

Agradeço a quem puder dar uma mão.

Inté…

Boa noite pessoal,

Só queria deixar registrada a solução que encontrei, muito mais simples do que eu imaginava:

package jubernate.actions;

import java.util.Map;

import jubernate.security.AuthenticationProvider;
import jubernate.templates.CarregaBanco;

import org.apache.log4j.Logger;
import org.apache.struts2.StrutsSpringTestCase;
import org.junit.Test;
import org.springframework.security.authentication.UsernamePasswordAuthenticationToken;
import org.springframework.security.core.Authentication;
import org.springframework.security.core.context.SecurityContextHolder;
import org.springframework.stereotype.Component;

import com.opensymphony.xwork2.ActionProxy;

@Component
public class UsuarioActTeste extends StrutsSpringTestCase {

static Logger logger = Logger.getLogger(UsuarioActTeste.class);
	private Map<String, Object> map;

@Override
	public void setupBeforeInitDispatcher() throws Exception {

super.setupBeforeInitDispatcher();

//Cria um objeto do tipo identificador
		Authentication auth = new UsernamePasswordAuthenticationToken(
				"loginUsuario", "senhaUsuario");

//Inicializa o provedor de identificações
		AuthenticationProvider ap = new AuthenticationProvider();

//Autentica desta forma
				ap.authenticate(auth));

}

@Override
	protected String[] getContextLocations() {
		String a[] = {

"file:C:\\Users\\Juba\\Documents\\Novos_PrOgRaMaS\\jubernate\\src\\main\\webapp\\WEB-INF\\applicationContext-security.xml",
				"file:C:\\Users\\Juba\\Documents\\Novos_PrOgRaMaS\\jubernate\\src\\main\\webapp\\WEB-INF\\applicationContext.xml" };
		return a;
	}

@Test
	public void testaQualquerCoisa(){
	...
	}

}

Vlw por que deu uma olhada,

Inté pessoal

Iai amigo blz?

To com um problema parecido com o seu…

Preciso fazer a autenticação no Spring Security via código e to tendo problemas em chamar

o spring security…

Olhando seu código tive algumas duvidas:

//Autentica desta forma  
                ap.authenticate(auth));  

É nesse ponto que ele chama o spring security?

outra dúvida também é: “É necessário implemtar ou extender alguma classe ou interface?”

Tudo bom parceiro,

Realmente é na parte do código que você destacou que o Spring Security é chamado. E o meu AuthenticationProvider foi uma classe que eu criei extendo o AbstractUserDetailsAuthenticationProvider (fiz isto para realizar uma autenticação a partir de um BD. Tipo… Não sei se isto é obrigatório, mas é assim que eu fiz.

Espero que ajude

Inté…

[quote=Jubarius]Tudo bom parceiro,

Realmente é na parte do código que você destacou que o Spring Security é chamado. E o meu AuthenticationProvider foi uma classe que eu criei extendo o AbstractUserDetailsAuthenticationProvider (fiz isto para realizar uma autenticação a partir de um BD. Tipo… Não sei se isto é obrigatório, mas é assim que eu fiz.

Espero que ajude

Inté…[/quote]

Jubarius,

Você poderia colocar as classes e configurações que você utilizou para conseguir funcionar o Spring Security com AuthenticationProvider próprio? Configurando pelo “xml” eu consigo autenticar, mas preciso de mais detalhes na autenticação e não to conseguindo entender como implementar um AuthenticationManager / AuthenticationProvider. Se der para você mostrar como ficou sua implementação seria de grande ajuda.

Valeu por enquanto.