boa tarde galera, estou fazendo um projeto uso o Eclipse e atualmente estou colocando todas a imagens dele dentro da pasta src, ou seja vai ficar tudo dentro do arquivo .JAR, e utilizo esse código para ler a imagem.
ele funciona, só que eu resolvi colocar todas as imagens fora do arquivo jar sinão esse arquivo vai ficar imenso, eu queria ter o arquivo jar com o código do programa e uma pasta imagens com todas as imagens só que fora do arquivo jar, mas dentro da pasta raiz onde o jar fica, colocando o caminhão absoluto funciona mas só no meu pc a ideia é poder distribuir esse aplicativo depois.
Você pode fazer um setup de instalação para o seu programa, e colocar na sua classe o caminho relativo, visto que você quer criar outra pasta com as imagens, que fique dentro da mesma pasta onde você instalar o jar.
Acredito que isso não seja difícil de fazer. Teste primeiro usar o caminho relativo para a pasta de imagens. Se funcionar, é só empacotar tudo no setup e distribuir sua aplicação.
L
leandro_mafra
Ruttmann eu estava imaginando (se tiver é claro, mas deve ter algum trem pra isso) algum comando que identifica-se o local onde o jar esta sendo executado e dai procurar os arquivos pelo caminho informado, sei la, se for mais fácil encapsular os arquivos de imagem (e no futuro terar áudio também) em um arquivo jar não executável só para não deixar ele soltos, o importante aqui é separar os arquivos de imagem do jar que vai ser o executável do programa, e Ruttmann se eu entendi bem, o problema dessa forma que você falou é que, o usuário vai ficar preso ao caminho de instalação que eu definir, e eu queria deixar para o próprio usuário escolher onde ele quer instalar o programa.
Ruttmann
Mas o usuário vai poder escolher onde instalar o programa.
Digamos que você faça um setup que vai descarregar o .jar e a pasta de imagens dentro de um diretório escolhido pelo user. A partir disso, você pode fazer o jar acessar a pasta de imagens usando o caminho relativo, sem ter que colocar o caminho completo desde o C:, porque a pasta de imagens vai estar na mesma pasta que o jar.
O usuário pode escolher instalar onde quiser, ele só não pode alterar o nome e o conteúdo dos arquivos instalados (do mesmo modo que ocorre com toda instalação via setup).
L
leandro_mafra
bom é isso, vai dar certo, comete uma pequena burrice com eclipse, descobre que o eclipse não aceita usar imagem fora da pasta src pelo caminho relativo, tive que compilar o programa e acrescentar mais uma “/” para funciona, e funcionou, mantive o código dentro do arquivo jar e os imagens fora dele numa pasta, Ruttmann value cara, você me ajudou. =3
Ruttmann
Legal!
Coloque uma tag [RESOLVIDO] no titulo do tópico. Já ajuda quem tiver a mesma dúvida e fizer uma busca aqui.